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O documento analisa também a viabilidade da importação de veículos acabados pelo porto de Salvador. Divulgação/Codeba

Região Nordeste

BA assina protocolo que prevê instalação de fábricas de carros elétricos

8 de novembro de 2022 às 10:10
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Investimento é de R$ 3 bilhões e deve gerar 1.200 empregos diretos durante o período de implantação

O governo da Bahia anunciou a assinatura de um protocolo de intenções com a BYD Auto que prevê a instalação de três fábricas de carros elétricos na Bahia, num investimento de R$ 3 bilhões e geração de 1.200 empregos diretos durante o período de implantação. O documento analisa também a viabilidade da importação de veículos acabados pelo porto de Salvador.

Subsidiária da BYD, a multinacional de alta tecnologia chinesa pretende produzir nas novas unidades chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. O acordo foi divulgado pelo governo da Bahia no último dia 28.  

O cronograma aponta que a instalação das três fábricas começará em junho do ano que vem, com duas sendo concluídas até setembro de 2024 e iniciando as operações em outubro. A terceira deve estar pronta em dezembro de 2023, com início das atividades em janeiro de 2025. 

A BYD Auto se concentra no desenvolvimento de veículos elétricos puros e híbridos plug-in com o objetivo de acelerar a transição verde do setor de transporte global.

O documento foi assinado pelo governador Rui Costa, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório, e o diretor-presidente da BYD do Brasil, Tie Li.

A implantação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato constitui, de acordo com o protocolo, a primeira fase do empreendimento. Esta unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil. A produção desta unidade será exportada para a China.

Em paralelo com a indústria química, será implantada a fábrica de chassis para produção de ônibus e caminhões elétricos, sendo que a produção de ônibus elétrico será para abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos compreende a terceira fase do acordo.

De acordo com o governador, é possível que a empresa utilize a área da Ford em Camaçari, já que a empresa deixou de produzir carros no país e sua planta no estado está ociosa.

INCENTIVOS

A contribuição do Estado para a viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99 que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).

Já entre as contrapartidas assumidas pela BYD estão a elaboração de um plano de negócios, que deverá ser aprovado pelo Estado; o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril; a cada seis meses, após a assinatura do protocolo e até a entrada em operação das unidades industriais, informar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre o estágio do empreendimento e a previsão de implantação. 

A BYD também deverá priorizar a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para a realização das obras civis, bem como adquirir de fornecedores locais os serviços e insumos necessários à implantação dos empreendimentos. 

Outra contrapartida estabelecida é a adesão da empresa ao Projeto Estadual de Incentivo à Primeira Experiência Profissional – Estágio, Aprendizagem e Ocupação Formal (Projeto Primeiro Emprego).

Para o governo estadual a implantação trará benefícios, como o desenvolvimento social da Bahia e a geração de novos empregos e renda.

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