Além do Porto de Aratu, fazem parte do polo empresas como estão a Unigel, a Magazine Luiza, Tramontina, Ypê e Avon. Foto: Matheus Landim/Gov. da Bahia
Região Nordeste
Bahia anuncia R$ 12,5 mi em melhorias em acessos à região industrial
Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, conta com 400 empresas e gera 15 mil empregos diretos
O Governo da Bahia anunciou um aporte de R$ 12,5 milhões para pavimentação de vias de acesso ao Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A intenção é melhorar a infraestrutura rodoviária do polo, que conta com 400 empresas e gera 15 mil empregos diretos.
O investimento ocorre após um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia), em março deste ano, que visa realizar ações de manutenção e conservação da infraestrutura da área industrial. As obras incluem a recuperação das vias Periférica I, Urbana, de Penetração IV e Interna.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o posicionamento estratégico do polo, próximo à capital – o que acaba atraindo empresas. “Esse é um polo que está perto de BRs, de centro comercial, aeroporto. Por isso, a infraestrutura de estradas, inclusive no entorno e dentro das ruas, é de responsabilidade nossa”, afirmou durante a cerimônia, no último dia 3.
Além dos trabalhadores e da grande indústria, 135 mil habitantes do município serão beneficiados diariamente com as obras de mobilidade urbana.
O centro industrial começou suas operações em 1967 e é formado pelo Cia Norte, no município de Candeias e Cia Sul, em Simões Filho, onde atuam empresas de pequeno, médio e grande porte, nos seguimentos de químicos, fertilizantes, produtos alimentícios, plásticos e metalurgia. Entre elas estão a Unigel, a Magazine Luiza, Tramontina, Ypê e Avon. Na área de 249 quilômetros quadrados também está em operação o Porto de Aratu.
Os investimentos na região de Simões Filho fazem parte de um plano estratégico da gestão estadual para incentivar a atração de indústrias e fomentar os setores produtivos baianos. O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, citou iniciativas similares que foram adotadas no Polo Industrial de Camaçari, também na Região Metropolitana de Salvador, e as que vêm sendo realizadas em Feira de Santana, no interior do estado.
“É o momento de celebrar a aliança produtiva feita entre os empresários e o Governo do Estado. O ano de 2023 foi todo de planejamento para executar esses projetos, como aconteceu com o Polo Industrial de Camaçari, como está acontecendo em Feira de Santana e hoje foi com esse importante equipamento para atração de grandes indústrias para a Bahia”, afirmou.