A Infra SA informou que irá desenvolver os EVTEA para o governo da Bahia sobre o Terminal Portuário Privativo Miguel Oliveira, localizado no Porto de Aratu, em CandeiasCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Bahia não irá transferir terminal no Porto de Aratu para montadora chinesa
Ativo era operado pela Ford, mas está sem movimentar cargas desde que a empresa deixou o país, em 2021
O governo da Bahia não tem planos de transferir o Porto da Ford, também conhecido como Terminal Portuário Privativo Miguel Oliveira, situado no Porto de Aratu, em Candeias, para o complexo automobilístico da montadora chinesa BYD, que irá se estabelecer em Camaçari. Segundo informações do portal Bahia Econômica, a proposta inicial é que o governo, por meio da empresa BahiaInveste, assuma o controle do porto, possivelmente tornando-se um acionista.
A Infra SA, empresa pública federal, vinculada ao Ministério dos Transportes, informou que irá desenvolver estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para o governo da Bahia sobre o Terminal Portuário Privativo Miguel Oliveira, localizado no Porto de Aratu, em Candeias.
A Infra SA explicou que a infraestrutura estava concedida à Ford, mas está sem movimentar cargas desde que a montadora de veículos deixou o país, em 2021. No mês passado, a BYD iniciou as atividades no complexo que abrigava a fábrica da Ford.
O contrato firmado com a BahiaInveste para a execução dos estudos foi aprovado no dia primeiro de novembro pela diretoria executiva da Infra SA.
A estimativa é de que dentro de oito meses a empresa entregue ao governo baiano uma análise de custo e benefício sobre as possibilidades de exploração do terminal, bem como alternativas de modelos regulatórios para a exploração da infraestrutura.
A empresa informou ainda que o trabalho irá apresentar as necessidades de investimentos no terminal portuário no Porto de Aratu, uma avaliação do potencial de mercado do modelo proposto e as formas de participação da BahiaInveste no processo de exploração econômica do ativo.
O diretor-presidente da Infra SA, Jorge Bastos, destacou que o contrato com a BahiaInveste reforça a expertise da empresa no setor portuário.
“A Infra SA desenvolve estudos que já resultaram em dezenas de arrendamentos de terminais em portos por todo o litoral brasileiro. Esse estudo para o governo da Bahia demonstra a capacidade da empresa em desenvolver soluções em todos os modos de transportes”, disse.