A Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos foi um dos assuntos discutidos no Painel Sul do Brasil Export (Saulo Cruz/Brasil Export)
Brasil Export
Balanço sobre oportunidades e desafios logísticos marcam painéis regionais
Nova fase da Codesa, deficit hidroviário no Arco Amazônico, Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos e terceira Rodovia dos Imigrantes (SP) foram alguns dos assuntos
Rodovia dos Imigrantes 3, no Sudeste, déficit hidroviário no Arco Amazônico, Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos, no Sul, e a nova Codesa privatizada foram alguns dos temas debatidos nos painéis regionais realizados na tarde de ontem, no primeiro dia do fórum Brasil Export, em Brasília (DF).
O último encontro do ano do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística de Infraestrutura Portuária é uma realização da Una Marketing de Eventos e acontece nos dias 19 e 20. O evento é transmitido online pelo portal BE News.
O presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, abriu os trabalhos da tarde fazendo um balanço dos temas discutidos nos fóruns regionais.
No Painel Sudeste, sobre a primeira desestatização portuária do Brasil, o novo diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Ilson Hulle, destacou: “O volume de interessados no Porto de Vitória, nos últimos 30 dias, é surpreendente. A gente imagina, projetando para frente, eventuais negócios que vão acontecer”.
Participaram da discussão, o presidente do Conselho do Sudeste Export e sócio da Sammarco Advogados, Marcelo Sammarco, e o diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo, que fez a moderação de todos os painéis do dia.
Já no Painel Sul, sobre a Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos, o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, ressaltou que ela é um símbolo. “Uruguai e Brasil estão revalorizando a importância econômica, ambiental e social para a competitividade do setor das hidrovias”, salientou. Participaram também o presidente do Conselho do Sul Export e da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, e o superintendente de Projetos Portuários e Aquaviários, da Infra S.A., Fernando dos Santos.
No Painel Santos “A urgência de uma nova ligação rodoviária na região Sudeste”, o diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias, Rui Klein, falou sobre o projeto da Imigrantes 3, conectando São Paulo à Baixada Santista. O debate contou ainda com o presidente do Conselho do Santos Export e diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas.
Encerrando os regionais do dia, no Painel Norte, que tratou da “transformação de vias navegáveis em hidrovias”, o presidente do Conselho do Norte Export e da Fenop, Sérgio Aquino, enfatizou: “O Brasil não tem um programa, um plano e uma estrutura de sistema hidroviário adequado”. Ele pontuou ainda que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deveria assumir a autoridade unificada sobre as hidrovias. O diretor-geral da agência, Eduardo Nery, participou do debate.