O Governo do Tocantins, que anunciou a medida após negociações com o Governo Federal, não comentou sobre o adiamento, e a Marinha também não se manifestou. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros TO
Região Norte
Balsa prometida para ligar Tocantins e Maranhão não entra em operação
Ainda faltam vistorias da Marinha e pendências envolvendo os acessos, que precisam ser finalizados pelo Dnit
O serviço de balsa prometido pelo Governo do Tocantins para conectar o estado com o Maranhão ainda não entrou em operação, embora tenha sido anunciado para terça-feira (31). A empresa responsável pelo transporte, Pipes Navegações, havia divulgado um cronograma indicando o início dos trabalhos, mas as operações foram adiadas.
De acordo com a empresa, a balsa deveria chegar na terça-feira, mas há pendências envolvendo os acessos, que precisam ser finalizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), além de vistorias da Marinha. A Pipes atribuiu o atraso às chuvas, que dificultaram a conclusão das rampas e pontos de atracação, e informou que a Marinha realizará as inspeções necessárias antes de autorizar o início das atividades.
O Governo do Tocantins, que anunciou a medida após negociações com o Governo Federal, não comentou sobre o adiamento, e a Marinha também não se manifestou. Por outro lado, o Dnit explicou que está finalizando a contratação do serviço, que será oferecido gratuitamente à população. Segundo a autarquia, o contrato deve ser assinado ainda nesta semana, permitindo o início imediato das operações.
O órgão reforçou que as balsas terão capacidade para transportar carros de passeio, ônibus, ambulâncias e caminhonetes.
Rotas alternativas
Enquanto o serviço de balsa não é iniciado, rotas alternativas foram divulgadas pela Polícia Militar para auxiliar motoristas que precisam cruzar entre os dois estados. Três opções estão disponíveis para quem sai do Tocantins, incluindo rotas que passam pelas cidades de Darcinópolis, Luzinópolis, Axixá e Imperatriz. Para quem vem do Maranhão, o trajeto indicado segue pela BR-226/MA até Porto Franco, conectando-se à BR-010/MA em direção a Imperatriz.