sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Lula comentou sobre o encontro com o presidente do NDB, o chinês Jin Liqun, enfatizando a importância da colaboração entre as nações para melhorar a economia nacional (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nacional

Banco asiático quer financiar grandes projetos de infraestrutura no Brasil

Atualizado em: 5 de março de 2024 às 3:23
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Presidente da instituição, o chinês Jin Liqun discutiu o tema com o presidente Lula em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na segunda-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), o chinês Jin Liqun. Após o encontro, Liqun expressou o interesse da instituição em financiar projetos de infraestrutura no Brasil, com foco em estradas, ferrovias, aeroportos, portos e transição energética.

O presidente do AIIB afirmou em coletiva de imprensa que não foram discutidos projetos específicos, mas sim as intenções para uma colaboração de longo prazo com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como banco dos Brics — bloco econômico fundado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Jin Liqun também informou que o banco já financiou três projetos no Brasil, totalizando US$ 350 milhões, mas considera esse montante limitado. Ele destacou que a instituição está pronta para fornecer recursos substanciais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, priorizando projetos de grande escala viáveis.

“Até agora, realizamos projetos que não são muito grandes, mas se houver um grande projeto de infraestrutura, como uma ferrovia, que seja importante para o seu país, ou se houver projetos de conectividade indo para o oeste para alcançar o Pacífico, isso não é um problema para nós. Ficaremos mais do que felizes em fornecer financiamento para projetos de grande porte. […] . Nosso trabalho é ouvir e entender o que vocês querem que este banco faça por vocês”, afirmou.

No final de 2023, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, apresentou uma proposta de conectividade para o Brasil com outros países, na qual a ligação com o Pacífico é destacada como uma das principais apostas. Segundo o Governo, o objetivo é aprimorar as rotas de integração na América do Sul, com a construção de novas pontes e estradas para eliminar gargalos logísticos. Uma das ações é estabelecer corredores bioceânicos para reduzir os custos e o tempo de transporte para países asiáticos através dos portos do Pacífico, visando aumentar a competitividade comercial.

Nas redes sociais, o presidente Lula comentou o encontro com Jin Liqun. O chefe do poder Executivo enfatizou a importância da colaboração entre as nações para melhorar a economia nacional. “O Brasil faz parte deste importante banco que investe em projetos de desenvolvimento também fora da Ásia. Conversamos sobre o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a possibilidade de ampliação dos investimentos e contribuições do AIIB no desenvolvimento econômico, social e sustentável no nosso país”, escreveu Lula.

Compartilhe:
TAGS Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura Brasília Infraestrutura Lula Projetos