Segundo a concessionária Fraport, que vai administrar o Aeroporto de Canoas, os passageiros devem se apresentar com pelo menos três horas de antecedência ao voo. Foto: Divulgação/Esquadrão Pampa
Região Sul
Base Aérea de Canoas começa a operar voos comerciais
Terminal tenta suprir a demanda causada pelas enchentes que resultaram no fechamento do Aeroporto de Porto Alegre
A partir desta segunda-feira (27), a Base Aérea de Canoas (RS) começará a operar voos comerciais, transportando passageiros e cargas. Esta medida visa suprir a demanda de transporte aéreo no Rio Grande do Sul, causada pelas fortes chuvas e enchentes que resultaram no fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
A autorização foi dada em uma reunião extraordinária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicada em edição extra do Diário Oficial da União no dia 20. Com esta decisão, a Fraport Brasil, operadora do terminal, será responsável pelas operações aéreas civis em Canoas.
A concessionária informou que o embarque e desembarque de passageiros ocorrerão em um local temporário: o Terminal ParkShopping Canoas. Esse local oferece espaço para as companhias aéreas realizarem check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros. O terminal funcionará a partir das 6 horas e fechará conforme a programação do último voo do dia.
Equipamentos de raio-X, detectores de metal e dispositivos para a inspeção de passageiros e bagagens de mão foram instalados, com supervisão da Polícia Federal, conforme exigido pela legislação aeroportuária. Após esses procedimentos, os passageiros aguardam na sala de embarque para, posteriormente, serem transportados via terrestre à Base Aérea de Canoas, acompanhados por funcionários da Fraport Brasil e das companhias aéreas.
Os passageiros devem se apresentar no terminal com pelo menos três horas de antecedência ao voo. O processo de embarque será encerrado uma hora e meia antes da partida. Após esse período, não será possível ingressar na sala de embarque. O acesso à Base Aérea será exclusivo para aqueles que realizarem os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas e somente por meio de ônibus identificado pela Fraport Brasil. Os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea.
Mais de 130 voos serão operados para atender ao Rio Grande do Sul. Além de Canoas, a malha comercial inclui os aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana, além das cidades catarinenses de Florianópolis e Jaguaruna.