Nacional
BE News 19h chega a 100 edições como referência em informação
Carro-chefe da TV BE News alcança mais de meio milhão de espectadores cerca de 3 meses após o lançamento
Primeiro telejornal brasileiro voltado exclusivamente aos temas de infraestrutura, logística, portos e transportes, o BE News 19h chega nesta quinta-feira (20) à sua 100ª edição.
Com conteúdo totalmente gratuito, ele traz os principais acontecimentos desses segmentos, a cobertura em tempo real dos fatos mais marcantes e análises de especialistas e lideranças empresariais.
Desde a sua inauguração, no dia 2 de fevereiro deste ano, o BE News 19h se tornou o carro-chefe da programação da TV BE News, que estreou na mesma data propondo ser um veículo de comunicação segmentado, com temas de interesse público voltados a um setor que tinha uma carência de informação especializada.
O telejornal é feito ao vivo, de segunda a sexta-feira, pontualmente às 19 horas e com duração de 30 minutos, trazendo as principais notícias do dia a partir dos estúdios da TV BE News, no Centro Histórico de Santos, no litoral paulista.
Simultaneamente, são em média mais de 2 mil pessoas assistindo ao telejornal, pelo Youtube, todos os dias. Mais de 670 mil já acompanharam o conteúdo.
Apresentado pela jornalista Núria Bianco, o BE News 19h traz reportagens sobre os destaques do dia, além de informações ao vivo com repórteres tanto do litoral paulista quanto de Brasília (DF).
De acordo com o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, a BE News 19h é o telejornal que resume as notícias do setor todos os dias e nasceu justamente da necessidade de uma área que não tinha conteúdo de qualidade e segmentado.
“A TV surge exatamente com o objetivo de trazer uma comunicação do setor. Setor que sempre tem boas notícias, boas novidades. No começo me falaram que não ia ter assunto para ter um jornal todos os dias ao vivo, mas a prova está aqui. Nós temos uma quantidade enorme de notícias, de boas notícias, de notícias espalhadas pelo Brasil todo”, disse ele.
Julião também ressaltou o protagonismo da TV BE News nesse sentido. “Protagonismo, mais uma vez, de todo o Grupo Brasil Export, da Rede BE News em ter um primeiro jornal ao vivo do setor, cobrindo logística, cobrindo infraestrutura, cobrindo todas as atividades relacionadas ao tema. Isso nos enche de orgulho, nos enche de responsabilidade. Mas, logicamente, eu vejo um caminho enorme pela frente para que a gente consiga trabalhar ainda mais”, afirmou.
Estrutura
Para isso, foi necessário investimento em estruturação. Os estúdios da TV BE News foram criados do zero, a partir de uma estrutura no coração da cidade de Santos, próximo ao principal porto do país, para transmitir tanto o telejornal quanto os outros programas em rede nacional.
São usados equipamentos de última geração para proporcionar o melhor conteúdo do segmento. Segundo Fabrício Julião, graças a isso, em pouco mais de quatro meses de atuação, a TV BE News já possui em sua grade seis atrações, com planos para expandir ainda mais sua programação.
“Nós temos o portal de notícias 24 horas (portalbenews.com.br) atendendo a todo o mercado e agora a TV recém-inaugurada. Mais uma vez, motivo de orgulho com esse centésimo programa, com esse centésimo BE News 19h, que é hoje nosso carro-chefe. Uma emissora que já possui seis programas fixos, mas que deve chegar a dez programas em breve e que vai continuar crescendo”, pontua.
Foi também necessário investir em uma equipe profissional de jornalistas que entendessem as necessidades do setor e saibam questionar autoridades e profissionais acerca de tais temas.
De acordo com o diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, a atuação da TV BE News se integra a um sistema de comunicação dedicado à cobertura desses temas.
“Nesse momento, ela chega também trazendo as informações, agora em vídeo, numa linguagem mais dinâmica, mostrando exatamente o que está acontecendo em todos os cantos do país, em praças internacionais importantes e seguindo as pautas que interessam a quem vive, a quem trabalha, quem investe nesses setores de infraestrutura, logística, portos e transportes. Nesse ponto, a TV BE News chega para ocupar uma lacuna”, explica ele.
Graças a esses esforços, o canal da TV BE News no Youtube (@tv_benews), por onde é transmitido o conteúdo ao vivo todos os dias, cresceu mais de 600% em pouco mais de quatro meses, chegando a mais de 3,1 mil inscritos. São mais de 5 mil horas de conteúdo publicado e disponível, gratuitamente, à população. Mais de 1 mil vídeos estão à disposição de quem quiser assistir na palma da mão.
Cobertura
A cobertura da TV BE News também é diferenciada, trazendo análises aprofundadas dos temas, que refletem em sua audiência.
“Esse é um serviço realizado por uma equipe especial de profissionais que entendem desse setor, que sabem analisar esse setor e questionar autoridades e empresários para aprofundar a cobertura de um segmento que é estratégico para a economia nacional e, principalmente, para o desenvolvimento do país. E o formato de ser no Youtube ao vivo traz mais dinamismo para essa cobertura”, pontua Figueiredo.
Justamente por esses motivos, é um canal com muitos acessos. O vídeo mais assistido, com mais de 13 mil visualizações, trata justamente de um tema relevante para o país: os acessos ao Porto de Santos. O vídeo intitulado “Porto de Santos: Antaq e ANTT firmam parceria inédita” aborda a parceria estabelecida entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a Autoridade Portuária de Santos (APS), que administra o complexo portuário.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) trata do plano de trabalho ferroviário para o Porto de Santos e inclui fiscalização, gestão da informação e regulamentação específica.
Outro conteúdo com muitos acessos é sobre a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul no mês de abril. A reportagem “Rio Grande do Sul vive a maior tragédia climática de sua história” teve mais de 5,1 mil visualizações e se soma à cobertura diária que o BE News 19h leva aos telespectadores todos os dias, ao vivo.
Em abril, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores tragédias climáticas de sua história devido a enchentes catastróficas. Entre os dias 27 de abril e 2 de maio, várias regiões do estado receberam entre 500 e 700 mm de chuva, equivalentes a um terço da média histórica anual.
As chuvas causaram inundações severas em 431 dos 497 municípios do estado, afetando gravemente a infraestrutura, com a destruição de estradas, pontes e cortes nos serviços de internet e telefonia em mais de 85 municípios. O número de vítimas fatais aumentou rapidamente, com pelo menos 177 mortes confirmadas.
Eventos
Outro fato relevante que a edição do BE News 19h traz é o espaço de se somar aos eventos do Grupo Brasil Export, transmitindo, ao vivo, os fóruns regionais do Brasil Export, que tratam de temas relevantes sobre infraestrutura e logística em todos os cantos do país.
As edições regionais, agora, têm cobertura ao vivo e gratuitamente para todos. “A chegada da TV fortalece esse nosso movimento iniciado em 2019, nesse formato de Brasil (Export) e os regionais. Assim, a gente destaca essa importância por tudo aquilo que é discutido nos eventos regionais que a gente promove ao longo do ano, não só através das reuniões temáticas”, afirma o diretor superintendente do Grupo Brasil Export, Márcio Delfim.
O coordenador dos conselhos do Brasil Export, José Vitor Mamede, afirma que o telejornal diário é de extrema importância por preencher essas lacunas de informação de qualidade acerca de todos os temas e eventos que envolvem o grupo.
“Além de falar de todos os modais de transportes e sistema logístico, atende todo o Brasil e outros continentes. É fundamental para empresários, para capacitação inclusive, para autoridades, e para o público, obviamente”, concluiu.