Entre suas prioridades na secretaria, Martins destacou o foco no segmento das ferrovias para a logística de Santa Catarina e a implementação da primeira lei do modal no estado (Foto: Eduardo Valente/GovSC)
Região Sul
Beto Martins reassume Secretaria de Portos e Ferrovias em SC
Após passagem pelo Senado, ele retorna ao cargo e promete foco na logística ferroviária e na criação da primeira lei do modal no estado
Beto Martins está de volta à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) de Santa Catarina. Ele tomou posse, junto com outros secretários estaduais, na última sexta-feira (24), em um evento que contou com a participação do governador Jorginho Mello (PL).
Nos últimos quatro meses, Martins atuou como senador da República pelo PL, ocupando a vaga deixada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que no ano passado solicitou licença do cargo por 120 dias.
O secretário já havia estado à frente da pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias desde o início de 2023, após convite do governador.
Entre suas prioridades para o novo mandato na secretaria, Martins destacou o foco no segmento das ferrovias para a logística de Santa Catarina e a implementação da primeira lei do modal no estado.
“A missão é diferente. Quando assumimos pela primeira vez, partimos do zero, não tínhamos nada. Então, construímos a espinha dorsal, e agora, evidentemente, temos metas muito mais objetivas e claras. Na questão de ferrovias, por exemplo, nós vamos apresentar na Assembleia este ano, junto com o governador Jorginho, a primeira lei de ferrovias da história de Santa Catarina”, afirmou.
Beto Martins completou que a futura lei das ferrovias vai garantir maior autonomia ao estado sobre o tema.
Aos 54 anos, o secretário possui mais de 30 anos de experiência no setor logístico, especialmente no portuário, além de uma carreira consolidada na política. Ele já foi suplente de vereador, vereador, prefeito de Imbituba (SC) e secretário estadual por duas vezes. Primeiro como secretário de Turismo, Cultura e Esporte e, mais recentemente, como secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias.