O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participou da cerimônia de assinatura do convênio para a criação do Espaço CBA de Inovação, firmado pela ABDI e pelo CBA (Foto: Divulgação/MDIC)
Região Norte
Bioeconomia: convênio viabiliza hub de inovação em Manaus
Projeto apoiado pelo Governo Federal transformará estrutura do CBA em centro para startups e soluções sustentáveis
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) firmaram na última sexta-feira (6) um convênio para a criação do Espaço CBA de Inovação (ECBAI), um novo hub de Bionegócios e Inovação em Manaus. O projeto, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), visa modernizar as instalações do CBA, atraindo empresas e startups que desenvolvam soluções baseadas na biodiversidade amazônica.
O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, destacou a importância estratégica da iniciativa. “É mais um passo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil”, afirmou.
Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, ressaltou o impacto econômico e social do projeto: “A gente está transformando o CBA num grande hub de bioeconomia, transformando um hotel que não funcionava num hotel de empresas que vai abrigar negócios na área de cosméticos, de alimentos funcionais, de bioinsumos, gerando renda e riqueza para a população da Amazônia”.
O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, enfatizou a relevância da colaboração. “A indústria do século 21 é inovadora, exportadora e, sobretudo, sustentável, o que torna essa parceria da ABDI com o CBA algo muito importante”. Marcio Miranda, diretor-geral do CBA, complementou: “Esse apoio é um passo que estrutura o ambiente colaborativo, de integração entre empresas, governo e órgãos reguladores na promoção da inovação a partir da biodiversidade amazônica”.
O Espaço CBA de Inovação, parte do projeto CBA Open, será um ambiente voltado à colaboração entre empresas, comunidades tradicionais, instituições de ensino, investidores e formuladores de políticas públicas. Uma das principais ações previstas é a reforma do antigo hotel do CBA, que nunca foi utilizado. A estrutura será adaptada para receber empresas, incluindo startups, interessadas em desenvolver soluções inovadoras baseadas na biodiversidade da Amazônia.
Cerca de R$ 2,4 milhões serão investidos em obras, mobiliário e equipamentos para transformar o local em um espaço moderno, sustentável e inovador.
A iniciativa busca alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase na erradicação da pobreza, na promoção do trabalho digno e no crescimento econômico, além de responder às crescentes demandas globais por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável da Amazônia.