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O projeto prevê, até setembro de 2029, a implantação de 66 km de acostamentos, duplicação de 10,2 km, construção de 21 km de pistas marginais, 4,2 km de multivias, 32 dispositivos de interseção e 3 km de correção de traçado, além da recuperação do pavimento. Foto: ANTT

Região Centro-Oeste

BNDES aprova R$ 430 mi para concessionária em MT

Atualizado em: 5 de julho de 2024 às 17:29
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Montante será para obras de recuperação e exploração de rodovias ligadas ao transporte agrícola e comercial do Estado

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um apoio financeiro de R$ 430 milhões para a Via Brasil MT-246 Concessionária de Rodovias. O objetivo é a recuperação, melhoria, ampliação e exploração de trechos rodoviários em Mato Grosso, totalizando 233,2 km, por meio da modalidade Project Finance non Recourse.

Do total, R$ 280 milhões serão disponibilizados como crédito e R$ 150 milhões em debêntures, representando 53% do investimento total planejado pela concessionária para as rodovias: MT-246, que liga o município de Jangada a Barra do Bugres, passando por outros municípios como Denise e Santo Afonso; MT-343, que conecta a cidade de Cáceres à cidade de Barra do Bugres, passando por áreas rurais e fazendas da região; MT-358, que começa em Barra do Bugres e segue em direção à cidade de Tangará da Serra, passando também por Campo Novo do Parecis; e, por fim, a MT-480, que liga a cidade de Tangará da Serra à região de Deciolândia, um distrito de Tangará da Serra.

O projeto prevê, até setembro de 2029, a implantação de 66 km de acostamentos, duplicação de 10,2 km, construção de 21 km de pistas marginais, 4,2 km de multivias, 32 dispositivos de interseção e 3 km de correção de traçado, além da recuperação do pavimento em toda a extensão concedida. Os investimentos incluem máquinas, equipamentos, sistemas e obras civis, além de desapropriações e despesas pré-operacionais.

Espera-se que o fluxo de veículos nos trechos duplicados, restaurados e reconstruídos aumente de 4,8 milhões para 5,5 milhões por ano.

O BNDES assumiu 50% das debêntures (títulos de dívidas), com os outros 50% sendo comprados por investidores privados. O banco também coordenou a emissão. “A estrutura final da operação, com atração de investidores privados comprando parte das debêntures, mostra a importância da parceria entre o BNDES e o mercado, compartilhando funding e riscos”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Durante a execução do projeto, a estimativa é de que sejam criados 240 postos de trabalho diretos e 517 indiretos. Após a conclusão, prevê-se a geração de 173 empregos diretos e 42 indiretos. “Localizado em uma região de economia fortemente baseada na agricultura e na agroindústria, o projeto contribui para a redução dos custos de escoamento da produção, em linha com o pensamento estruturante do governo Lula para o setor logístico”, afirmou Mercadante.

O contrato de concessão com a Via Brasil MT-246 foi assinado em 2021, com duração de 30 anos. A concessionária opera trechos com praças de pedágio em Tangará da Serra, Barra do Bugres e Rosário do Oeste.

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