HUB
BNDES vai investir R$ 12 mi em pesquisa sobre Economia Azul no Sudeste
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um investimento de R$ 12 milhões em estudos sobre a utilização dos ambientes marinho, costeiro e oceânico do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, para um planejamento econômico marítimo dessas áreas. A iniciativa integra o Planejamento Espacial Marítimo (PEM) da Região Sudeste, que concentra cerca de 82% de toda a economia oceânica brasileira – a chamada Economia Azul – reunindo atividades de óleo e gás, portos e turismo.
Para a realização desse planejamento, o BNDES contratou o consórcio Sudeste Azul, formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela consultoria Environpact Sustentabilidade. A medida é financiada pelo Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES. A pesquisa deve ser concluída em 36 meses.
O PEM visa identificar o déficit de investimentos e informações sobre pesca industrial, pesca artesanal, agricultura, exploração de petróleo e gás, mineração, navegação e portos, segurança e proteção, turismo, energias renováveis e meio ambiente. O projeto ainda irá elaborar mapas e apontar restrições legais e ambientais. Segundo o BNDES, a Economia Azul representa 18,3% do PIB para o Rio de Janeiro, 13,7% para o Espírito Santo e 0,9% para São Paulo.