Mercosul
Bolívia anuncia descoberta de megacampo de gás natural
Localizada ao norte de La Paz, reserva tem 1,7 trilhão de pés cúbicos e aparece em meio à crise energética que o país enfrenta
O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou na segunda-feira, dia 15, a descoberta de uma reserva de gás natural de 1,7 trilhão de pés cúbicos (TCF) ao norte da capital administrativa do país, La Paz.
A Bolívia enfrenta uma crise energética marcada por anos de queda na produção de petróleo e gás, o que tem impactado severamente as reservas monetárias do país. Recentemente, a empresa estatal de energia, YPFB, declarou estar em busca de soluções para superar a escassez de combustível que atinge o país. A descoberta anunciada pelo presidente Arce é vista como um passo crucial para mitigar esses problemas.
“Uma reserva de 1,7 TCF foi confirmada, sendo a descoberta mais importante para a Bolívia desde 2005”, disse Arce em um discurso no palácio do governo. O presidente destacou que a nova reserva, denominada Mayaya Centro-X1 IE, será integrada ao Plano de Reativação Upstream da YPFB e promete ser o terceiro maior campo de produção de gás do país.
O campo Mayaya Centro-X1 se somará às reservas existentes de gás natural da Bolívia, que eram de 8,95 TCF em dezembro de 2018, conforme os dados oficiais mais recentes. A produção de gás natural no país tem registrado uma queda significativa, passando de 56,6 milhões de metros cúbicos por dia em 2016 para 31,9 milhões de metros cúbicos por dia em 2023, segundo dados da YPFB.