O primeiro trem partiu de Cubatão, na Malha Paulista, e chegou a Anápolis, em Goiás, nesta semana, e segundo as empresas, a viagem de 1.511 quilômetros durou três diasCrédito: Divulgação/Brado
Nacional
Brado e Rumo fazem primeira viagem de contêineres da Ferrovia Norte-Sul
Viagem de Cubatão até Anápolis durou três dias e levou insumos para a indústria e agricultura de Goiás
A Brado e a Rumo Logística se uniram para fazer a primeira viagem de contêineres pela ferrovia Norte-Sul. O primeiro trem partiu de Cubatão, na Malha Paulista, e chegou ao município de Anápolis, em Goiás, nesta semana. Segundo as empresas, a viagem de 1.511 quilômetros durou três dias.
No primeiro trem, 58 vagões levaram 112 contêineres de 40 pés, sendo que 32 deles estavam carregados com insumos para a indústria e defensivos agrícolas vindos da China, Estados Unidos e Europa. Os demais 80 seguiram vazios para serem encaminhados aos clientes de exportação – no fluxo Anápolis-Santos – e para formar um buffer (depósito) no Porto Seco de Anápolis.
“É um orgulho participar deste momento ímpar, oferecendo uma solução multimodal de contêineres que possibilita transportar os mais diversos tipos de carga por ferrovia”, comentou Marcelo Saraiva, CEO da Brado.
De acordo com Guilherme Penin, vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, o fluxo de contêineres por ferrovia traz novas perspectivas econômicas para as regiões que passam a ser atendidas por esse serviço.
“A ferrovia é um indutor de desenvolvimento. A chegada dos trilhos aos principais polos da agricultura e indústria de Goiás e Tocantins promove geração de empregos e potencializa as atividades econômicas dos municípios”, destacou.
A primeira viagem de retorno levará pluma de algodão da safra que se inicia na Bahia ao Porto de Santos (SP) para exportação. A operação multimodal da Brado combina a movimentação de cargas pela ferrovia nas distâncias longas e pelas rodovias nos trechos curtos.