As coloridas composições da Brado são fundamentais para conectar polos produtivos, grandes centros consumidores e complexos portuáriosCrédito: Divulgação/Brado Logística
Nacional
Brado Logística completa 12 anos com o compromisso de democratizar o transporte ferroviário
Empresa é um dos players de destaque no segmento, com terminais multimodais instalados em três regiões do Brasil
A Brado Logística tem o compromisso de ajudar a colocar o Brasil nos trilhos. O jogo de palavras pode parecer superficial, mas esta é a missão da companhia que completa 12 anos de história neste sábado, 1º de abril. As coloridas composições da Brado são fundamentais para conectar polos produtivos, grandes centros consumidores e complexos portuários.
Uma das principais contribuições da empresa para o País foi a adoção do “double stack”, transporte de dois contêineres em uma única composição ferroviária, ação que proporcionou a alternativa de movimentar um volume 40% maior a seus clientes.
“Nosso propósito é ser a melhor distância entre gente que produz e gente que consome”, destacou o CEO da Brado, Marcelo Saraiva, reproduzindo o slogan adotado pela empresa.
Apesar dos esforços de agentes públicos e privados nos últimos anos, a matriz nacional de transportes ainda é muito concentrada no modo rodoviário. A infraestrutura ferroviária para transporte de mercadorias ainda é deficiente e necessita de investimentos para viabilizar corredores logísticos de qualidade.
A Brado é um dos players de destaque neste segmento, com terminais multimodais instalados nos estados do Mato Grosso, Paraná e São Paulo. “A Brado quer democratizar a ferrovia. Dentro dos nossos contêineres transportamos de tudo um pouco, como algodão, madeira, proteína animal e minério”, explicou Saraiva.
O planejamento para exploração racional de cada modo de transporte é imprescindível para aumentar a competitividade do Brasil no comércio internacional. Afinal, o transporte rodoviário, utilizado para tiros curtos de início ou fim das operações, segue líder na operação multimodal e, apesar das iniciativas ligadas a hidrovias e ferrovias, continuará com papel essencial para o sucesso brasileiro.
Em 2022, as operações da Brado somaram 220 milhões de quilômetros percorridos, o equivalente a cinco voltas no planeta Terra. 30% dessas operações foram executadas no mercado interno. “Abastecemos com qualidade as regiões em que atuamos”, enfatizou o CEO.
A empresa também tem o compromisso de reforçar a sustentabilidade de suas atividades. De acordo com a companhia, 292 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas com o volume de mais de 106 mil contêineres transportados no último ano, o equivalente a emissões anuais de 63 mil carros.