De acordo com um levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as vendas brasileiras para o Canadá atingiram um valor de US$5,8 bilhões (cerca de R$29 bilhões) em 2023. Os principais setores destacados foram ouro, alumina (óxido de alumínio), aeronaves, açúcares e melaços, que juntos representaram 72,3% das exportações. Foto: Freepik
Comércio exterior
Brasil abre cinco novos mercados no Canadá
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro registra a 117ª abertura de mercado no ano
O Ministério da Agricultura anunciou nesta quinta-feira (19) que o governo brasileiro recebeu autorização para exportar uma série de produtos ao Canadá, incluindo farelo de mandioca, flor seca de cravo-da-índia, fruto seco de macadâmia, erva-mate e polpa cítrica desidratada, sem a necessidade de certificação fitossanitária.
De acordo com um levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as vendas brasileiras para o Canadá atingiram um valor de US$5,8 bilhões (cerca de R$29 bilhões) em 2023. Os principais setores destacados foram ouro, alumina (óxido de alumínio), aeronaves, açúcares e melaços, que juntos representaram 72,3% das exportações.
Segundo os dados, o Brasil se destacou como principal fornecedor de alumina e açúcar para o mercado canadense. Além disso, a ApexBrasil estima que existem mais de 560 oportunidades de vendas dos produtos nacionais para o país.
Em 2024, o Canadá já havia autorizado a importação de feno para alimentação animal, fibra de coco, gelatina e colágeno de origem suína, além de produtos aviários, caprinos e bovinos, e grãos secos de destilaria (DDG ou DDGS).
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro registra a 117ª abertura de mercado no ano, totalizando 195 novas oportunidades em 58 destinos desde o início de 2023.