Foto: Shutterstock
Nacional
Brasil amplia exportação de carne bovina ao Canadá
Quatro estados e outros 19 municípios conseguiram aprovação de agência canadense
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), recebeu autorização para ampliar suas exportações de carne bovina para o Canadá. A permissão veio após análise da Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA).
A importação de carne foi aprovada para regiões recentemente reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) como zonas livres de febre aftosa sem necessidade de vacinação. As discussões entre os dois países avançaram após reunião anual da Comissão Alimentar Codex, que aconteceu em Roma, em novembro do ano passado.
Com isso, os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e cinco do Mato Grosso, conseguiram a aprovação para exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o país norte-americano.
Santa Catarina, que já estava habilitada, continua a ser uma região elegível, assim como os estados que mantêm a vacinação contra a febre aftosa. Será necessário manter os certificados de exportação atualizados para assegurar a concordância com os requisitos estabelecidos.
Em 2023, as exportações de carne bovina brasileira alcançaram mais de U$ 10,5 bilhões, cerca de 2,28 milhões de toneladas. O país vendeu U$ 39 milhões em carne bovina ao Canadá, correspondente a mais de 8 mil toneladas, registrando um aumento de 18% em relação ao ano de 2022.