Israel é um dos maiores consumidores per capita de carne de frango no mundo e possui uma forte demanda por cortes de maior valor agregado, como peito e “shawarma”Crédito: Adobe stock
Nacional
Brasil anuncia abertura de Israel à carne de frango nacional
Com acordo, País se torna o primeiro do mundo a exportar o produto para o mercado israelense
Brasil e Israel finalizaram as discussões destinadas a permitir a entrada da carne de frango brasileira no país do Oriente Médio. Com isso, o Brasil se torna a primeira nação do mundo a exportar o produto para o mercado israelense.
Em nota divulgada em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que representantes da pasta estiveram em Israel durante toda a semana, onde conduziram reuniões com as autoridades sanitárias locais e visitaram instalações de produção para obter informações sobre o processo de produção “kosher” (conforme os preceitos do judaísmo) que as empresas exportadoras para Israel deverão seguir.
A nota enfatiza que o abate e o processamento “kosher” não comprometem a segurança dos produtos nem a conformidade com os princípios de bem-estar animal.
Segundo os dois ministérios, a concretização do acordo confirma o alto nível de credibilidade e confiança no sistema brasileiro de defesa agropecuária. Vale ressaltar que Israel é um dos maiores consumidores per capita de carne de frango no mundo e possui uma forte demanda por cortes de maior valor agregado, como peito e “shawarma”.
O Mapa e o MRE também destacaram na nota conjunta que a abertura do mercado israelense foi possível graças à estreita cooperação entre as pastas e o setor privado nacional.