quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Assinaram o documento os ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes; a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil; a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e a Infra SA.. Divulgação

Internacional

Brasil assina acordo com os Países Baixos para fortalecer agenda verde dos portos

Atualizado em: 6 de março de 2024 às 10:11
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Cerimônia de assinatura do documento foi realizada no primeiro dia de atividades do Intermodal South America

O Brasil firmou na terça-feira, dia 5, um acordo de cooperação com os Países Baixos (onde fica a Holanda) com foco no desenvolvimento de portos verdes. A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no primeiro dia de atividades do Intermodal South America, a maior feira de logística, tecnologia, transporte de carga e comércio exterior das Américas. O evento acontece em São Paulo e vai até quinta-feira, dia 7.

Assinaram o documento os ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes; a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil; a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e a Infra SA.

Segundo a Antaq, o projeto é uma parceria público-privada entre os países, com prazo de três anos. O objetivo é apoiar empresas neerlandesas a exportar e investir no Brasil, além de apoiar empresas brasileiras com investimentos e exportações para os Países Baixos.

A ideia é que o acordo amplie conjuntamente a cooperação bilateral e auxiliar na troca de conhecimento para promover iniciativas públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento portuário da logística portuária, da produção de hidrogênio verde, entre outros.

Acordo entre agências

Representando a Antaq, o diretor-geral, Eduardo Nery, destacou o trabalho da agência e os investimentos feitos que permitem que a infraestrutura portuária e aquaviária estejam adequadas às necessidades do setor.

“Para que essa infraestrutura se mantenha moderna, eficiente e atendendo essa crescente de movimentação é preciso mais investimentos. Neste ano, temos uma carteira desafiadora de projetos de leilões de terminais portuários”, destacou Nery.

Ele pontuou ainda que será implementada uma parceria entre a Antaq e a ANTT para encontrar soluções viáveis para destravar os gargalos terrestres existentes nos acessos portuários

“Vamos lançar uma equipe conjunta para identificar primeiro os gargalos existentes e a partir daí propor medidas de obras de infraestrutura ou de obras regulatórias para atacar cada um desses gargalos”, afirmou.

No final da sua participação, Nery também relembrou a importância de tornar as vias navegáveis em projetos viáveis de hidrovias, algo que a Antaq classifica como prioridade.

 

Compartilhe:
TAGS