Assinaram o documento os ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes; a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil; a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e a Infra SA.. Divulgação
Internacional
Brasil assina acordo com os Países Baixos para fortalecer agenda verde dos portos
Cerimônia de assinatura do documento foi realizada no primeiro dia de atividades do Intermodal South America
O Brasil firmou na terça-feira, dia 5, um acordo de cooperação com os Países Baixos (onde fica a Holanda) com foco no desenvolvimento de portos verdes. A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no primeiro dia de atividades do Intermodal South America, a maior feira de logística, tecnologia, transporte de carga e comércio exterior das Américas. O evento acontece em São Paulo e vai até quinta-feira, dia 7.
Assinaram o documento os ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes; a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil; a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e a Infra SA.
Segundo a Antaq, o projeto é uma parceria público-privada entre os países, com prazo de três anos. O objetivo é apoiar empresas neerlandesas a exportar e investir no Brasil, além de apoiar empresas brasileiras com investimentos e exportações para os Países Baixos.
A ideia é que o acordo amplie conjuntamente a cooperação bilateral e auxiliar na troca de conhecimento para promover iniciativas públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento portuário da logística portuária, da produção de hidrogênio verde, entre outros.
Acordo entre agências
Representando a Antaq, o diretor-geral, Eduardo Nery, destacou o trabalho da agência e os investimentos feitos que permitem que a infraestrutura portuária e aquaviária estejam adequadas às necessidades do setor.
“Para que essa infraestrutura se mantenha moderna, eficiente e atendendo essa crescente de movimentação é preciso mais investimentos. Neste ano, temos uma carteira desafiadora de projetos de leilões de terminais portuários”, destacou Nery.
Ele pontuou ainda que será implementada uma parceria entre a Antaq e a ANTT para encontrar soluções viáveis para destravar os gargalos terrestres existentes nos acessos portuários
“Vamos lançar uma equipe conjunta para identificar primeiro os gargalos existentes e a partir daí propor medidas de obras de infraestrutura ou de obras regulatórias para atacar cada um desses gargalos”, afirmou.
No final da sua participação, Nery também relembrou a importância de tornar as vias navegáveis em projetos viáveis de hidrovias, algo que a Antaq classifica como prioridade.