O acordo de cooperação por transição energética foi assinado na quarta-feira (31) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor-executivo da IEA, Fatih Birol (Crédito: Ricardo Botelho/MME)
Nacional
Brasil assina acordo de cooperação por transição enérgica com Agência Internacional
Segundo ministro, objetivo do Brasil é liderar as discussões sobre sustentabilidade no mundo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou na quarta-feira (31) um acordo de cooperação por transição energética com a Agência Internacional de Energia (IEA).
O Plano de Trabalho para a Aceleração da Transição Energética foi firmado durante um evento no Ministério de Minas e Energia com a presença do diretor-executivo da IEA, Fatih Birol.
A IEA reúne 50 países representando 80% do consumo mundial de energia, para a sugestão de políticas públicas e tecnologia voltadas para apoiar a segurança e a transição energética.
O acordo assinado nesta quarta inclui a realização de estudos e compartilhamento de bases de dados e outras formas de cooperação.
O ministro apontou que o objetivo do Brasil é liderar as discussões sobre a sustentabilidade no mundo. “Com o esforço do nosso povo e as riquezas naturais de nosso país, já somos exemplo de como uma matriz energética diversificada, limpa e renovável pode ser construída com sucesso. Agora, na presidência do G20, daremos prioridade ao debate sobre os caminhos para acelerar essa transição energética justa, acessível e inclusiva e, se possível, obrigatória”, afirmou Silveira.
Para o diretor da IEA, o Brasil será protagonista da história do clima nos próximos dois anos. “A razão pela qual estou visitando Brasília é muito simples: acredito que Brasília, que o Brasil em geral, está entrando em um período sem precedentes da história econômica e política nos próximos dois anos”, afirmou Fatih Birol.
“Nosso objetivo é gerar novas oportunidades para as pessoas e monetizar as iniciativas que contribuam para tornar a matriz energética do planeta mais limpa. As políticas públicas que estamos incrementando para acelerar a transição energética serão a mola propulsora da nova economia verde global”, completou Alexandre Silveira.
Na quarta-feira, o ministro Alexandre Silveira e o presidente da IEA se reuniram com presidentes e diretores das principais empresas de energia e combustíveis do país, onde foram destacados os potenciais e as políticas públicas realizadas pelo governo para atrair novos investimentos para o Brasil.
A visita de Fatih ao Brasil foi uma promessa feita no dia 17 de janeiro, durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça. Na ocasião, Fatih Birol elogiou o protagonismo brasileiro na transição energética.
O diretor da agência também reforçou as expectativas com a realização do G20 e da COP 30, que serão realizadas no Brasil. Ele espera que outros líderes mundiais aprendam com as conquistas brasileiras na criação de mercados para a bioenergia.
“Agora, temos o G20 e a COP chegando no Brasil e isso é um palco, esse é um papel que o Brasil já merecia, mas por alguns motivos ainda não havia conseguido. Admiro no Brasil a sustentabilidade”, afirmou Birol.