sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Durante sua apresentação no Sustenta Export, Larissa Amorim também falou sobre a importância de uma maior presença feminina em eventos e na gestão de políticas públicas (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Sustenta Export

Brasil avança em sustentabilidade nos portos e aeroportos

Atualizado em: 6 de setembro de 2024 às 3:52
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Diretora do Programa de Sustentabilidade do ministério ligado a esses setores falou sobre a importância da regulação ambiental

A regulação ambiental tem ganhado cada vez mais relevância nos setores portuário e aeroportuário do Brasil, graças, principalmente, à incorporação de práticas sustentáveis. Durante o fórum Sustenta Export, realizado em Fernando de Noronha, Larissa Amorim, diretora do Programa de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, destacou a transformação desses setores, que evoluíram de um cenário de pouca conformidade com as normas ambientais para uma postura mais madura e integrada à sustentabilidade.

Com quase 15 anos de experiência no serviço público, Amorim refletiu sobre sua trajetória iniciada em 2011 como Analista Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). “Naquela época, muitos grandes portos ainda não tinham licenças ambientais apropriadas e o cumprimento das normas da Política Nacional de Meio Ambiente de 1981 era limitado”, afirmou.

Ela abordou a evolução do setor, ressaltando que práticas de sustentabilidade, inclusão e justiça climática agora são fundamentais. “Hoje, o ambiente regulatório evoluiu significativamente. A sustentabilidade não é mais apenas um requisito legal, mas um aspecto integral da estruturação de projetos, refletindo uma abordagem mais ética e culturalmente amadurecida”, detalhou.

Larissa elogiou o compromisso ambiental de Fernando de Noronha. “É minha primeira visita à ilha após mais de 15 anos de serviço público, e estou impressionada com o zelo pelo meio ambiente. A forma como Noronha gerencia suas áreas ecologicamente sensíveis é um modelo de eficácia na preservação”.

Participação feminina

A diretora indagou sobre o aumento da presença feminina em eventos e na gestão de políticas públicas. Ela expressou satisfação com os progressos, mas reconheceu que ainda existem desafios a serem mitigados dentro do mercado de trabalho. “Apesar dos avanços, a plena inclusão continua sendo um objetivo distante”, declarou. “A participação feminina é essencial para uma gestão mais abrangente e para o desenvolvimento de um futuro sustentável”, concluiu Larissa, que passou a integrar o Conselho ESG do Brasil Export.

O Sustenta Export é uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS