Mapa anunciou que o Brasil obteve autorização do governo das Filipinas para exportar produtos suínos, como mesentério e papada congelados do animal, insumos usados na produção de embutidos e alimentos processados. Foto: Divulgação
Comércio exterior
Brasil conquista novo mercado nas Filipinas
País vai exportar produtos suínos; agora, agronegócio brasileiro totaliza 283 aberturas em 62 países desde o início de 2023
O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou, nesta quarta-feira (04), que o Brasil obteve autorização do governo das Filipinas para exportar produtos suínos, como mesentério e papada congelados do animal, insumos usados na produção de embutidos e alimentos processados.
Em 2024, as Filipinas se destacaram como o principal destino da carne suína brasileira. Nos primeiros meses do ano, as exportações do Brasil para o parceiro asiático ultrapassaram os US$594 milhões. Além disso, o país já havia obtido a abertura do mercado filipino para a comercialização de alevinos de tilápia, produtos de reciclagem animal e peixes ornamentais.
Em 2023, as Filipinas importaram mais de US$907 milhões em produtos do agronegócio brasileiro, com destaque para as carnes bovina, de frango e suína, que representaram 66% desse total.
Segundo o Governo Federal, até dezembro deste ano, foram abertos 205 novos mercados, totalizando 283 acessos comerciais em 62 países desde o início de 2023.