Alex Ávila com o secretário de Infraestrutura do PR, Sandro Alex de Oliveira, o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o CEO do Porto de Mawan, Jeffrey He (Foto: Divulgação/MPor)
Nacional
Brasil e China firmam nova etapa de investimentos em Paranaguá
Visita de secretário nacional de Portos a Shenzhen fortalece laços estratégicos e prevê novos aportes no TCP
O secretário nacional de Portos, Alex Avila, se reuniu no início deste mês com a diretoria da China Merchants Port (CMPort), controladora do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), para formalizar uma carta de intenção que visa a ampliação dos investimentos no terminal.
Durante sua viagem oficial à China, Avila visitou o Porto de Mawan, em Shenzhen, onde pôde observar as operações do terminal, incluindo seu centro de controle operacional automatizado e os projetos de expansão em andamento. A visita proporcionou uma visão detalhada da conexão estratégica entre as atividades da CMPort na China e no Brasil, já que o Porto de Mawan movimenta aproximadamente 3 milhões de TEU anualmente. “É um complexo moderno, com grande parte das operações automatizadas, com equipamentos e caminhões operados remotamente. Um modelo a ser seguido”, afirmou o secretário.
A delegação brasileira incluiu o secretário estadual de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex Cruz de Oliveira, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que foram recebidos pelo CEO do porto, Jeffrey He, e outros executivos da CMPort. Em outra ocasião, o grupo foi recebido pelo vice-ministro de Transportes da China, Wang Gang, com quem discutiram novas possibilidades estratégicas de parceria, incluindo concessões como a do canal de Paranaguá e o terminal Tecon Santos 10 (STS 10), com leilões previstos para o final de 2025. Os executivos chineses manifestaram grande interesse em expandir suas operações no Brasil.
Durante a agenda com o Ministério de Transportes da China, foram abordados planos para fortalecer as relações logísticas entre os países e atrair novos investimentos chineses nos portos brasileiros. Aproveitando a oportunidade, a Secretaria de Portos convidou formalmente o Ministério de Transportes da China para uma visita ao Brasil, com o objetivo de explorar mais de perto as oportunidades portuárias, especialmente os 43 leilões de concessões previstos até o final de 2026.
“A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e o maior comprador de diversos produtos nacionais, como commodities agrícolas (especialmente soja), minério de ferro, petróleo e carnes congeladas, como a suína. Para atender essa demanda, os portos brasileiros desempenham um papel essencial e estratégico no comércio exterior, servindo como o principal meio de transporte para esses produtos. A infraestrutura portuária é, portanto, fundamental para manter a eficiência e a competitividade das exportações brasileiras, que têm na China um mercado vasto e crescente”, destacou Alex Avila.