O ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, e sua comitiva se encontraram com o ministro de Infraestrutura e Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz (Foto: Divulgação/MPor)
Internacional
Brasil e Portugal alinham estratégias para expansão portuária e novos voos
Reunião destaca oportunidades de negócios, sustentabilidade e fortalecimento das rotas comerciais e turísticas
O plano estratégico nas áreas portuárias e aeroportuárias foi o principal tema da reunião realizada na quinta-feira (24) entre o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, e o ministro de Infraestrutura e Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz. O encontro, ocorrido em Lisboa, também teve como objetivo fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Portugal, destacando o papel estratégico do país europeu como um dos principais investidores no Brasil, além de explorar o potencial de expansão desse capital em território brasileiro.
Silvio Costa Filho destacou que é “sempre muito bom poder dialogar com o governo português, falar sobre as oportunidades de negócios entre os dois países e apresentar a carteira de investimento dos leilões que nós vamos fazer nesses próximos 30 meses”. O ministro enfatizou o ambiente favorável para que as empresas de ambas as nações ampliem seus investimentos, beneficiando as economias dos dois países. Ele ressaltou que o objetivo do governo brasileiro é “promover um ambiente de negócios eficiente, seguro e transparente para empresários que desejam investir no Brasil”.
Durante o encontro, Costa Filho também mencionou o amplo programa de concessões do Governo Federal nos setores portuário e hidroviário, muitas delas já envolvendo parcerias com empresas portuguesas. Além disso, o aumento da conectividade aérea entre Brasil e Portugal foi pauta de destaque. Portugal é o país europeu com maior número de passageiros em viagens ao Brasil, transportando quase 2 milhões de turistas, o que representa 32% dos viajantes europeus para o país.
Com o intuito de aumentar o fluxo de turistas e facilitar o intercâmbio econômico e comercial, o governo brasileiro manifestou apoio à ampliação de voos comerciais entre os dois países. Uma companhia aérea brasileira, inclusive, está em processo para obter mais slots no Aeroporto Internacional de Lisboa, o que fortalecerá ainda mais as relações bilaterais, ao proporcionar mais opções de conectividade tanto para negócios quanto para turismo.
Na área portuária, ambos os ministros concordaram sobre a importância de reforçar as ligações marítimas entre Brasil e Portugal, com foco em sustentabilidade, digitalização e capacitação, como pilares estratégicos para essa cooperação.