O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, foi uma das autoridades brasileiras presentes na reunião com a delegação uruguaiaCrédito: Divulgação/Sérgio Francês
SEM CATEGORIA
Brasil e Uruguai anunciam licitação para hidrovia
Representantes dos governos dos dois países participaram de reuniões em Brasília
Representantes dos governos do Brasil e do Uruguai anunciaram ontem (7) a criação de uma hidrovia entre os dois países. O objetivo é garantir o tráfego seguro de embarcações e o escoamento de cargas pelo porto do Rio Grande (RS)
“Nas próximas semanas, iniciaremos também a licitação de projeto básico e executivo, acompanhado de estudo ambiental, para a dragagem da Hidrovia Uruguai-Brasil, na qualidade de obra pública”, ressaltou o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, após uma reunião entre as duas delegações realizada em Brasília.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também esteve na reunião bilateral. Na ocasião foi divulgada a licitação para tirar do papel o projeto ainda este ano. Além disso, outra licitação foi anunciada para a criação de uma nova ponte para o rio Jaguarão, que ligará as cidades de Jaguarão no Brasil e de Rio Branco, no Uruguai.
“No encontro que o presidente Lula teve com o presidente Lacalle Pou, do Uruguai, ficou confirmada a construção da ponte. Agora cabe ao Brasil dar as providências, e a pedido do presidente, nós vamos enveredar todos os esforços para que a ponte do Jaguarão integre ainda mais o nosso povo com o povo uruguaio”, disse Renan Filho.
Também foi discutido um cronograma para a binacionalização do Aeroporto Internacional de Riviera, no Uruguai, próximo à fronteira com a cidade brasileira de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.
Outra reunião está marcada para daqui a 30 dias entre os ministros envolvidos. Na data, eles devem dar encaminhamento aos projetos definidos nesta terça. Além dos ministros brasileiros envolvidos, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, também estiveram presentes.
Pela comissão do Uruguai, estiveram presentes o chanceler Francisco Bustillo, o ministro da Economia, Azucena Perdomo, e o ministro dos Transportes, José Luis Falero.