sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

No primeiro dia serão discutidos temas como a inovação no setor de portos e aeroportos, a necessidade de melhorar iniciativas de ESG no setor, descarbonização e ações para a equidade de gênero no setor de transportes aquaviários. Foto: Divulgação

Brasil Export

Brasil Export 2024 discute novas soluções para modernização portuária

Atualizado em: 8 de outubro de 2024 às 9:06
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Fórum nacional começa nesta terça-feira (8) discutindo desafios da logística e temas como a implantação do Port Community System no Porto de Santos

Tem início nesta terça-feira, dia 8, em Brasília (DF), a edição 2024 do Brasil Export – fórum nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes. O evento, que irá até quinta-feira, dia 10, reunirá especialistas e autoridades para discutir temas centrais relacionados à infraestrutura, logística e desenvolvimento do país.

Logo no primeiro dia de atividades, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, irá apresentar o calendário de eventos de 2025. Uma das novidades será o Latam Export, um fórum internacional planejado para debater e incentivar a integração logística e o desenvolvimento de novos negócios entre os países da América Latina.

Também será protocolada a assinatura de um termo de cooperação entre o Grupo Brasil Export e a recém-criada Associação Internacional de Desenvolvimento Portuário.

Na parte dos debates, serão abordados os planos de investimentos no setor de infraestrutura e ações para maior competitividade no ambiente de negócios no Brasil. E a integração logística no Mercosul (bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e desenvolvimento de novos eixos de transporte.

Um dos painéis do primeiro dia do Brasil Export terá como tema a “Implantação do Port Community System (PCS) no complexo portuário-marítimo de Santos”.

No mês passado, foi formalizado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pelo Grupo Brasil Export, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, para desenvolver soluções inovadoras na infraestrutura portuária, por meio da implantação do PCS, inicialmente no Porto de Santos (SP), o maior do Brasil e responsável por cerca de 25% do comércio exterior.

O PCS cria uma comunidade virtual que integra o setor público e privado, facilitando o diálogo e a cooperação, permitindo que as operações no porto sejam mais transparentes, rápidas e eficientes, eliminando gargalos e melhorando a logística.

Esse sistema é visto como uma solução para a falta de integração entre sistemas e a burocracia excessiva, que impactam diretamente a eficiência dos portos brasileiros, gerando atrasos operacionais e aumento de custos nas transações de importação e exportação.

O debate será moderado pelo presidente do Conselho de Tecnologia do Brasil Export, Angelino Caputo, e contará com a participação de Tetsu Koike, diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos; Gustavo Davis, diretor sênior da Crimson Logic para a América Latina; Marcelo D’Antona, deputy vice president da Hamburg Port Consulting para a América Latina e Caribe; e Paulo Ho, diretor-técnico do HUB Brasil Export.

No primeiro dia ainda serão discutidos temas como a inovação no setor de portos e aeroportos, a necessidade de melhorar iniciativas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) no setor, descarbonização e ações para a equidade de gênero no setor de transportes aquaviários.

Ainda será realizada a Expo Brasil Export, feira composta por estandes de patrocinadores e apoiadores, onde serão apresentadas novas soluções e propostas para o aprimoramento da logística nacional.

Enaph e painéis

O segundo dia do fórum (9), será marcado, entre outros eventos, pelo Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph). A abertura será feita pelo presidente da Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), Luiz Fernando Garcia.

Os painéis prometem discutir a gestão e eficiência no sistema portuário brasileiro, incluindo as perspectivas da alteração do marco regulatório do setor e iniciativas para ampliar a segurança nos complexos portuários.

Na parte da tarde, o foco se volta ao InfraJur (Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes). O evento será aberto por Guilherme Caputo Bastos, seguido por uma palestra do ministro Alexandre Luiz Ramos sobre relações de trabalho e qualificação da mão de obra no sistema portuário. A programação incluirá também painéis sobre o novo marco legal regulatório dos portos brasileiros e os desafios jurídicos que envolvem o setor.

Último dia

Já no dia 10, a programação irá destacar painéis voltados para as concessões de hidrovias e as oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura. O painel principal do Brasil Export abordará o panorama das concessões de hidrovias no Brasil, enquanto uma palestra da ApexBrasil discutirá as implicações dessas concessões para o desenvolvimento econômico do país.

A programação do Brasil Export será transmitida pela TV BE News nos seguintes canais: canal 82 da Sky, canal 58 da parabólica, canal 19 para a Grande Campinas, e no canal @tv_benews no YouTube.

Compartilhe:
TAGS brasil export Brasília fórum nacional