“Nós precisamos ter diálogo, nesse momento, na questão política, como tivemos lá atrás, na questão empresarial”, disse Fabrício Julião (Reprodução/ Programa ZR News)
Nacional
Brasil Export ajudará no diálogo entre poder público e setor privado, diz Fabrício Julião
CEO do Brasil Export falou no Programa ZR News sobre expectativas em relação ao governo Lula as novidades do Portugal Export e do Mercosul Export
O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, afirmou que o Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária ajudará no diálogo entre o poder público, mais precisamente o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o segmento empresarial. Com isso, o fórum continuará sua missão de contribuir com a aproximação entre os entes públicos e privados nas discussões de fomento à infraestrutura no País. Julião manifestou as suas expectativas em relação à troca de comando no Governo Federal durante a sua participação no quadro Brasil Export, do Programa ZR News, transmitido ao vivo pela Santa Cecília FM e pelo portal BE News, na manhã de ontem.
“Nós precisamos ter diálogo, nesse momento, na questão política, como tivemos lá atrás, na questão empresarial. O agro e infraestrutura são setores importantes que o novo governo vai precisar dialogar, assim como com o Congresso Nacional e a iniciativa privada”, disse Julião, ressaltando que encara a mudança de governo com naturalidade. “Nós não temos bandeira”, salientou Fabrício sobre o fórum Brasil Export.
“Não tem governo que consiga governar sem dialogar com o setor empresarial”, complementou o presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Jorge Lima, que também participou do quadro Brasil Export, do programa ZR News.
Temporada 2023
Quanto à temporada 2023 do Brasil Export, Julião adiantou que a abertura da programação anual ocorrerá no dia 7 de fevereiro, em Brasília (DF). Além das novidades que serão anunciadas, o evento celebrará o primeiro ano de lançamento do jornal e portal BE News. “2023 será um ano especial, em que estaremos consolidando a plataforma do portal e jornal BE News, que completará um ano de lançamento em fevereiro; muito pouco tempo em relação ao que ele já atingiu”, declarou.
O CEO ainda falou sobre os planos para o Mercosul Export, o novo fórum do Brasil Export voltado a debater a logística e a infraestrutura de transportes dos países do bloco econômico. “Nós vamos abrir a temporada do ano que vem com o Mercosul Export, que será realizada em Montevidéu (capital do Uruguai). O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, tem dado total apoio a esta iniciativa e nós temos demandas importantes bilaterais nessa relação Brasil-Uruguai”, comentou Julião.
Brasil Export
“Nós temos, hoje, espalhados pelo Brasil, mais de 350 conselheiros, e, agora, com o lançamento dos seccionais, São Paulo passa a ter um conselho, assim como o Rio de Janeiro e Espírito Santo, com isso, todos convergindo para o Conselho do Sudeste. Nós chegaremos em torno de 1 mil conselheiros, ganhando uma estrutura de Brasil muito grande”, destacou o CEO do Brasil Export.
Direito Marítimo
Julião aproveitou a ocasião para destacar a parceria do Brasil Export junto à Academia Brasileira do Direito Marítimo, firmada neste ano. “A importância dos ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participarem da nossa programação, conhecerem as nossas realidades, você cria a possibilidade de um convívio muito melhor”, afirmou.
“O Direito e a iniciativa privada nesse segmento precisam estar de mãos dadas”, comentou o advogado e professor universitário, Paulo de Jesus, que também participou do programa.
Portugal Export
Julião e Lima também falaram sobre o Portugal Export. “Agora, no dia 15, embarcamos para Portugal e Espanha. Nós teremos uma programação extensa, de 15 a 26, e estou muito feliz”, disse Julião, destacando que a comitiva terá mais de 90 pessoas, superando o recorde do ano passado, que teve 62.
“Esse evento trouxe um peso maior para o Brasil Export porque já começa a ser visto tanto no meio empresarial quanto no político como um campo de desenvolvimento de uma das alavancas de qualquer país que é a infraestrutura”, afirmou Lima.
“Eu não tenho dúvidas de que o Brasil Export será o maior campo concentrador de infraestrutura do Brasil”, ressaltou.