sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, afirmou durante o encontro que o Mercosul Export também vai dar uma atenção prioritária à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export

Mercosul Export

Brasil Export alinha temas de fórum internacional na Embaixada do Uruguai

Atualizado em: 13 de junho de 2024 às 11:45
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Edição 2024 do Mercosul Export está programada para os dias 15 e 16 de agosto, em Montevidéu

Conselheiros nacionais do Brasil Export, junto às autoridades do setor de logística e infraestrutura, estiveram na Embaixada do Uruguai no Brasil, em Brasília (DF), para alinhar interesses e temas do Mercosul Export. A edição 2024 do fórum de Logística, Infraestrutura e Transportes será realizada em Montevidéu, capital uruguaia, nos dias 15 e 16 de agosto.

O encontro ocorreu na terça-feira (11). O embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, apontou a necessidade de debate para as principais oportunidades de desenvolvimento do transporte hidroviário, sobretudo nos canais fluviais comuns entre os países do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai) e o Brasil.

“A nossa expectativa é dialogar como podemos acelerar o processo de integração utilizando a hidrovia Paraguai-Paraná. Os cinco governos da Bacia do Prata – Bolívia, Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai – estão muito interessados em relançar essa magnífica hidrovia”, declarou Valles.

O chanceler uruguaio também enfatizou a necessidade de mobilização do setor para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul, que teve sua infraestrutura comprometida após as enchentes provocadas pelas fortes chuvas. O CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, explicou que o fórum vai dar uma atenção prioritária ao assunto.

“Nos dois dias de fórum vamos abordar a reconstrução do Rio Grande do Sul, ou melhor, a reconstrução de todos nós, já que o estado precisará estar fortalecido pelas nações vizinhas nos próximos meses”, detalhou Julião.

A partir de 2025, o modelo dos demais fóruns promovidos pelo Grupo será adotado pelo Mercosul Export, cuja sede passará a ser escolhida em formato de rodízio, levando os profissionais envolvidos a variadas cidades e polos logísticos dos países que formam o bloco sul-americano.

Para o embaixador do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo, a importância do fórum está na oportunidade de unir o setor público e privado dos países que têm uma conexão econômica.

“A importância para toda a região é única. Somos um continente que está trabalhando junto para um melhor aproveitamento da hidrovia, da navegação dos rios e para a redução de custos”, afirmou Delgadillo.

Também participaram do encontro os embaixadores da Bolívia, Horacio Villegas; da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi; da Bélgica, Peter Claes; e da Holanda, André Driessen, além da secretária para América Latina e Caribe do Itamaraty, Gisela Padovan. Presentes ainda a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery; e o deputado federal Flávio Nogueira (PP-PI).

 

 

Compartilhe:
TAGS