Esta edição do Brasil Export marcará os 20 anos do fórum, que reúne as maiores autoridades e especialistas dos setores de logística, transporte e infraestrutura portuária para discutir os principais temas desses segmentos (crédito: Divulgação)
Brasil Export
Brasil Export começa hoje debatendo desafios para o desenvolvimento do País
Ações para modernização, privatização, sustentabilidade, participação feminina e multimodalidade são alguns dos destaques nos dois dias de painéis do fórum
Novas tecnologias, desestatizações portuárias, hidrovias, sustentabilidade, integrações e ligações logísticas. Essas são algumas das principais discussões que acontecerão no Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, que será realizado hoje e amanhã, em Brasília (DF). Toda a programação será transmitida ao vivo pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br).
O fórum terá a participação dos ministros Paulo Guedes (Economia), Marcelo Sampaio (Infraestrutura) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia). Guedes fará a palestra “O crescimento da economia do Brasil nos próximos anos” às 9h30 de hoje, enquanto Sampaio e Sachsida estarão na programação de amanhã.
Também hoje, logo no início dos trabalhos, às 10h45, será realizado o painel “Tecnologias incorporadas à governança das Autoridades Portuárias”. O painel faz parte do III Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph). O evento é promovido pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph).
À tarde, será a vez de discutir a primeira autoridade portuária desestatizada do País. Trata-se da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que foi leiloada em março deste ano e consagrou a Quadra Capital como vencedora do certame. Os debates serão voltados sobre os próximos passos da administração.
Hidrovias
No mesmo dia estarão em pauta melhorias para as hidrovias brasileiras. Trata-se da BR dos Rios, o programa de estímulo à movimentação de cargas por hidrovias no país.
A proposta de regulamentação promete trazer mudanças estruturais na legislação brasileira, além de incentivar a navegação hidroviária.
Outra discussão será em torno da Hidrovia da Lagoa Mirim – Lagoa de Patos, no Rio Grande do Sul. Também conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai, o projeto é o primeiro do transporte hidroviário qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Todos esses assuntos estão previstos no painel “Integração hidroviária: o corredor logístico Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos”, às 14h35.
Mais discussões sobre as hidrovias acontecerão às 17h10 no painel regional Norte “A transformação de vias navegáveis em hidrovias”. Aqui, o debate será voltado à necessidade de investimento nas vias navegáveis e o potencial hidroviário do Arco Amazônico.
Energia, sustentabilidade e cultura ESG
A discussão sobre sustentabilidade e cultura ESG [sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança] não poderia ficar de fora. Por isso, na tarde do primeiro dia será realizado o painel “Ações de sustentabilidade e tecnologias verdes adotadas pelos portos públicos”.
O objetivo será discutir temas como a preservação da fauna e flora locais, hidrogênio verde, mudanças na matriz energética e incentivo a sustentabilidade como pilar para aumentar eficiências nas operações.
Também deve ser discutido as práticas e conceitos ESG, que cada vez mais se valorizam mundo à fora atraindo fundos de investimentos estrangeiros que estão atentos a esse tipo de oportunidade. Vale lembrar que, até 2025, os projetos que priorizam esses conceitos deverão atingir um terço do mercado internacional.
Os novos conceitos verdes serão retomados ao meio-dia do segundo dia de fórum, com o painel “Ações voltadas para sustentabilidade e mudança da matriz energética no setor de infraestrutura”, que acontecerá às 12h do segundo dia de debates do Brasil Export.
Deverão ser tratados as diferentes formas para trazer mudanças na matriz energética nacional, como a ampliação do uso de fontes renováveis, de eólicas offshore, de diminuição de gastos de energia por parte de armadores e operadores portuários e de incentivos e mudanças na regulação para práticas sustentáveis.
Baixada Santista
Voltando à tarde do primeiro dia, será realizado o painel Santos nomeado “A urgência de uma nova ligação rodoviária entre a Baixada Santista e o Planalto”. O debate será entorno da necessidade de ampliações e criações de novos trechos para atender a demanda que será gerada pela expansão e privatização da Santos Port Authority.
Comércio exterior
Pouco antes do almoço do primeiro dia do Brasil Export, às 11h45, será realizado o painel “Impulso para as exportações e maior competitividade para os serviços no exterior”. Aqui os conselheiros discutirão as estratégias para incentivar as exportações brasileiras, o mercado global em 2023 e seus novos mercados e potencial de negócios, além das revisões de políticas públicas para impulsionar o comércio exterior.
Às 15h35, será a vez do conselho internacional do Brasil Export se reunir para realizar o painel “Península Ibérica e seu papel estratégico na logística europeia e a relação com o Brasil”.
Os debates terão como tópicos a interconexão da Península Ibérica com o resto da Europa, o estreitamento de laços entre os países e a necessidade do fomento do diálogo para coordenação estratégica do desenvolvimento logístico no Brasil e nas nações amigas.
O comércio exterior volta a ser debatido na tarde do segundo dia do Fórum com a palestra sobre a “Participação brasileira no comércio internacional”. A ideia será discutir os desafios para aumentar a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas brasileiras.
Presença feminina no setor
O primeiro dia também terá discussões sobre o crescimento e importância da participação das mulheres no setor portuário e na infraestrutura nacional. O painel, intitulado “O crescimento da participação feminina no setor de logística e de transportes no Brasil”, contará somente com mulheres renomadas do setor e será o encerramento dos trabalhos do primeiro dia do fórum.
Multimodalidade
O segundo dia de debates do Brasil Export contará com discussões sobre a integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias e portos brasileiros. Dois painéis regionais tratarão sobre o tema. O primeiro será realizado pelo conselho regional do Centro-Oeste Export e está batizado como “Corredores logísticos multimodais”.
O segundo painel, nomeado “Acessos ferroviários aos portos: uma demanda crescente”, às 15h, fechará o ciclo de debates regionais dos dois dias de fórum. As discussões terão como foco a falta de acessos ferroviários aos portos da região e a perda de competitividade.
O Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária é organizado pela Una Marketing de Eventos. É aberto presencialmente para conselheiros, patrocinadores e convidados, com transmissão simultânea online e gratuita pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br). Também haverá flashes da programação nos canais Bandnews e Agro+, ambos do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
A BR dos Rios, o programa de estímulo à movimentação de cargas por hidrovias no país, será um dos assuntos em discussão no Brasil Export (crédito: Divulgação/Hidrovias do Brasil)