Gestores de portos de vários países se encontram em Brasília para discutir corredores logísticos e sustentabilidade. Reforma tributária no Brasil também será debatida.Crédito: Divulgação
Brasil Export
Brasil Export debate infraestrutura e descarbonização
Gestores de portos de países de língua portuguesa, lideranças jurídicas e autoridades portuárias do Brasil também estarão reunidos nos três dias de evento
Começa hoje, dia 16, pela manhã, a edição 2023 do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, maior evento de debates sobre essas áreas no País. Em pauta, temas como investimentos e a descarbonização desses setores. Realizado no centro de convenções do hotel Royal Tulip, em Brasília, o fórum reunirá mais de 500 personalidades desses mercados, entre autoridades federais e regionais, executivos e especialistas, tanto brasileiros como portugueses.
A programação do Brasil 2023 prossegue até quarta-feira, dia 18. Simultaneamente, também no centro de convenções, ocorrerá a primeira edição do Expo Brasil Export, com a participação de órgãos públicos, empresas e movimentos sociais, que terão estandes no evento. O BE News estará presente com um estúdio, realizando entrevistas ao vivo durante esses três dias – transmitidas pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br) e por seu canal no Youtube.
O Brasil Export 2023 é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.
Neste ano, o XIV Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (Aplop) vai integrar a programação do fórum. Realizado em parceria com o Brasil Export, o evento começa hoje, às 9h30, com o tema “Corredores Logísticos, Sustentabilidade e Inovação”.
Os principais assuntos propostos para o debate são os investimentos e a infraestrutura nos países dos portos de língua oficial portuguesa, a digitalização e descarbonização dos portos, a transição energética e os desafios para o setor portuário.
A Aplop foi formada em maio de 2013, com objetivos de reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os países membros. Integram a associação os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.
Nesta terça-feira, o Brasil Export 2023 vai promover o encontro de autoridades portuárias e hidroviárias, e discutir a infraestrutura dos portos das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. “No segundo dia nós teremos o Enaph, que é o Encontro Nacional de Autoridades Portuárias Hidroviárias, cuja programação foi montada em parceria com a Abeph (Associação Brasileira de Entidades Portuárias Hidroviárias) […] é a quarta vez que acontece esse encontro, sempre em parceria com a Abeph, e este ano vamos discutir a infraestrutura portuária tanto nas regiões Norte e Nordeste como no Sul e Sudeste. Foi assim dividido em blocos pela sugestão da própria associação”, explica Bruno Merlin, organizador do evento do Brasil Export.
O presidente da Portos do Paraná e da Abeph, Luiz Fernando Garcia, destaca que o fórum Brasil Export “é um evento de extrema relevância para o setor logístico portuário nacional e para a própria Abeph, por fomentar o diálogo entre as lideranças, incentivando a inovação em infraestrutura. A expectativa é pela promoção do debate por um transporte cada vez mais eficiente e sustentável”, afirmou ao BE News.
InfraJUR
A reforma tributária que está tramitando para ser votada no Senado Federal ainda este ano também será discutida entre os representantes do setor. Debatedores do meio jurídico participarão do evento para analisar a arbitragem no setor de navegação e de infraestrutura.
O InfraJUR (Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes), que reúne sócios de escritórios de advocacia, magistrados e diretores jurídicos de grandes empresas, de portos, aeroportos e concessionárias de ferrovias, comandará a parte da tarde amanhã (17). Serão dois painéis, um sobre arbitragem e outro sobre reforma tributária voltada para o setor de infraestrutura.
“Isso foi discutido junto com o Conselho Jurídico, comandado pelo coordenador científico Celso Peel, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo […] Teremos vários participantes do Tribunal Marítimo, advogados, consultores e deputados que vão estar presentes”, completou Bruno Merlin. O InfraJUR terá em seu encerramento uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.
Painéis
Na quarta-feira (18) o evento recebe o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, para uma roda de debates com as associações apoiadoras do Brasil Export. Neste ano, serão cinco painéis para contemplar todos os 63 patrocinadores.
Os painéis foram divididos em modais, como sugeriram as associações. Pela manhã, a discussão será em torno da navegação de portos, transportes aquaviários, os investimentos que estão sendo feitos pelos terminais, por empresas que prestam serviços de rebocador, de dragagem, de praticagem e também o futuro dessas operações com sustentabilidade e a eficiência para que o Brasil aumente a sua corrente de participação no comércio internacional.
Na parte da tarde, as explanações estão separadas nos modais rodoviário, ferroviário e aéreo, focando na movimentação de cargas, na distribuição interna, abastecimento do Brasil e também na exportação e importação, buscando casos práticos de sucesso e discutindo normatização, tudo que seja necessário para o desenvolvimento do transporte no país, com foco em eficiência para diminuir o custo logístico das operações.
PROGRAMAÇÃO
16 de outubro – Segunda-feira
8h30 – Credenciamento
9h30 – Solenidade de Abertura do XIV Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa
10h15 – Painel 1 do Congresso APLOP: Investimentos e infraestruturas nos países da APLOP
11h15 – Coffee break
11h30 – Painel 2 do Congresso APLOP: Digitalização e descarbonização dos portos
13h30 – Almoço
14h30 – ABERTURA OFICIAL DA EXPO BRASIL EXPORT
14h30 – Painel 3 do Congresso APLOP: A transição energética – um novo desafios para os portos da CPLP
15h30 – Ponto de Situação dos Grupos de Trabalho da APLOP
16h00 – Sessão de encerramento
16h30 – Assembleia Geral da APLOP
17 de outubro – Terça-feira
8h30 – Credenciamento
9h00 – Abertura do IV ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias)
9h15 – Painel 1 do ENAPH: Infraestrutura portuária nas regiões Norte e Nordeste
10h30 – Anúncio da criação da seção nacional da PIANC (World Association for Waterborne Transport Infrastructure)
11h00 – Painel 2 do ENAPH: Infraestrutura portuária nas regiões Sul e Sudeste
12h15 – Encerramento e almoço
14h00 – Abertura do I InfraJur (Encontro Nacional de Direito da Logistica, Infraestrutura e Transportes)
14h30 – Painel 1 do InfraJur: Adoção da arbitragem no setor de navegação e de infraestrutura
16h00 – Coffee-break
16h30 – Painel 2 do InfraJur: Impactos da reforma tributária no setor de infraestrutura
18h00 – Palestra de encerramento do InfraJur com o exmo. ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça
18h30 – Solenidade de abertura do Brasil Export 2023 com autoridades convidadas
20h00 – Jantar em comemoração dos 10 anos da DP World Santos
18 de outubro – Quarta-feira
8h30 – Credenciamento
9h00 – Palavras de boas vindas pelo presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos
9h15 – Roda de debates com as associações apoiadoras do Brasil Export
10h15 – Painel 1 do Brasil Export: Investimentos em serviços e infraestrutura no sistema portuário brasileiro
11h15 – Coffee-break
11h30 – Painel 2 do Brasil Export: Futuro das operações portuárias e do setor de navegação
12h45 – Almoço
14h30 – Apresentação especial do Ministério dos Transportes
15h00 – Painel 3 do Brasil Export: Modal Rodoviário
16h00 – Coffee-break
16h30 – Painel 4 do Brasil Export: Modal Ferroviário
17h30 – Painel 5 do Brasil Export: Modal Aéreo
18h30 – Encerramento