O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, também convidou o diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, para participar da missão internacional promovida pelo grupo, na Europa. Foto: Divulgação
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Brasil Export e Anac destacam importância do debate sobre o setor aéreo
CEO do grupo diz que temas como bagagens e preços das passagens precisam ser mais discutidos nos fóruns
Em uma iniciativa para integrar as demandas do setor aéreo nos debates nacionais de infraestrutura, o Conselho do Brasil Export se reuniu na terça-feira (16) com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fabricio Julião, CEO do Brasil Export, frisou que vem trabalhando na inclusão de mais painéis específicos sobre aviação nos eventos do grupo, ressaltando a importância de temas como preços das passagens e a questão das bagagens. “Um dos gargalos se dá porque o setor aéreo se comunica muito mal ainda com o consumidor”, disse Julião.
O diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, reforçou a proeminência do acordo de cooperação assinado no Nordeste Export, em junho, no Ceará. O protocolo de intenções firmado entre a agência e o Brasil Export busca promover a execução de estudos, pesquisas e eventos no setor de aviação civil. Além disso, difundir conhecimento e boas práticas, com a finalidade de fomentar a aviação civil brasileira.
Pereira pontuou a necessidade de maior integração do setor aéreo com outros modais de transporte e destacou que a aviação brasileira cresceu significativamente entre 2000 e 2010, mas estagnou em 2016 devido à crise econômica.
“Custo Brasil, variação do dólar, preço do QAV (querosene de aviação), judicialização excessiva, são só alguns dos problemas que envolvem o setor”, apontou Pereira. “A gente cresce muito aprendendo com os outros e eventualmente algumas pautas podem ser incorporadas”, completou.
Renato Rabelo, representante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), detalhou a dificuldade de transmitir ao consumidor a complexidade do setor competitivo. Ele explicou como as variações de preço impactam clientes de diferentes classes sociais.
“No passado, a gente não tinha um custo operacional tão alto. Baixar (o preço) em uma ponta aumenta em outra”, disse Rabelo. “O passageiro corporativo não deixa de viajar com uma variação de preços de R$ 500. O passageiro da classe C deixa”, finalizou.
Os especialistas também discutiram políticas para ocupação de assentos vazios, sugeridas por Julião, que destacou a necessidade de debater e amadurecer o tema.
Missão internacional
O CEO do Brasil Export aproveitou a ocasião para fazer a Tiago Pereira um convite oficial para participar da missão internacional promovida pelo grupo entre os dias 2 e 10 de novembro, em um cruzeiro pela Europa. A bordo do navio MSC Fantasia, a comitiva passará pelas cidades de Gênova e Nápoles, na Itália, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França.
Durante a viagem serão realizadas palestras, debates e visitas técnicas aos portos da Europa. A ideia é inserir a parte aérea na programação do evento.
Pereira expressou sua satisfação com o convite e manifestou interesse em participar, destacando a importância de trazer a realidade do setor aéreo para os debates.