Fabrício Julião disse que sempre alertou sobre os problemas de comunicação enfrentados pelo setor de infraestrutura, mas que agora existe um diálogo integrado em todo o país (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Brasil Export
Brasil Export expande fronteiras em 2025 com eventos nacionais e missões internacionais
Cidades brasileiras, além de Paraguai, França e Espanha integram agenda que busca atrair investimentos e fortalecer infraestrutura brasileira
Brasília (DF), Recife (PE), Santos (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Teresina (PI), Rondonópolis (MT), Salvador (BA) e Belém (PA) são as cidades brasileiras que receberão o ciclo de fóruns do Grupo Brasil Export em 2025. O objetivo da iniciativa é ampliar o diálogo entre o setor privado e o poder público para promover o desenvolvimento do setor de logística e infraestrutura.
Além dos 10 destinos nacionais, o grupo realizará missões internacionais em Assunção, capital do Paraguai, além de França e Espanha, na Europa. O anúncio foi feito pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, durante a sessão solene do Fórum Brasil Export, realizado de 8 a 10 deste mês, em Brasília (DF).
“Sempre alertei que o setor de infraestrutura sofria com problemas para se comunicar. Mas agora passou a ter um diálogo integrado, de Norte a Sul”, afirmou Julião.
O presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Joel Julius, detalhou que, para 2025, estão sendo desenvolvidos modelos de missões mais específicas, com o objetivo de atrair investimentos e parcerias necessárias para o crescimento contínuo do Brasil.
“Temos a responsabilidade de trazer uma nova dinâmica, com mais organização e pragmatismo, para esse novo desafio”, disse Julius.
O presidente do Conselho Nacional, José Roberto Campos, garantiu que os membros do grupo continuarão a manter “o cuidado de transferir para todo o Brasil aquilo que acontece em qualquer porto e em qualquer obra de infraestrutura”. Campos disse ainda estar confiante de que “2025 será melhor do que 2024”.
O próximo calendário anual do Grupo Brasil Export terá início no dia 5 de fevereiro, com a tradicional festa de abertura do ciclo de fóruns, em Brasília.
A primeira edição estadual será o Pernambuco Export, na capital Recife (PE), nos dias 20 e 21 de fevereiro.
Nos dias 13 e 14 de março, Santos será sede do Brasil Tech Export e do Santos Export. Além dos debates tradicionais com especialistas e autoridades do setor de infraestrutura, o evento promove a iniciativa de reunir o setor de tecnologia voltado para o desenvolvimento de ferramentas que aprimorem a integração logística nos principais modais de transporte.
Para abril, o itinerário do grupo inclui o Sudeste Export, do dia 1º ao dia 3, na cidade do Rio de Janeiro. Dentro da programação dessa edição será realizado o Latam Export, voltado para o desenvolvimento e compartilhamento de relações entre portos brasileiros e complexos da América Latina. O conselho desse novo fórum é liderado pela diretora-executiva da Associação Internacional de Desenvolvimento Portuário, Raquel Kibrit. Ela, inclusive, foi empossada durante o fórum Brasil Export.
Para os dias 28 e 29 do mesmo mês está marcado o Sul Export, em Porto Alegre (RS). A organização desse evento ficará a cargo de Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).
Em maio será realizado o Tocantins Export, nos dias 15 e 16, em Palmas (TO), em conjunto com a Agrotins, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Nos dias 29 e 30, acontece o Nordeste Export em Teresina (PI).
No mês de junho, o Centro-Oeste Export vai ocorrer em Rondonópolis (MT), nos dias 26 e 27.
Segundo semestre
O Mercosul Export será realizado nos dias 17 e 18 de julho em Assunção, no Paraguai, após duas edições anteriores no Uruguai, como parte de um esforço para unir os países sul-americanos em torno da agenda de infraestrutura e logística.
Os dias 14 e 15 de agosto estão reservados para o Bahia Export, que vai acontecer novamente em Salvador (BA) após o sucesso da edição de 2024.
Para setembro, a Missão Internacional Brasil Export ocorrerá entre os dias 7 e 11, com visitas à França e Espanha. Nos dias 25 e 26 do mesmo mês, o Norte Export e o Sustenta Export acontecem em Belém (PA), buscando alinhar a infraestrutura da cidade para a COP 2030, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que também será realizada na capital paraense.
O calendário de 2025 será encerrado com o Fórum Nacional Brasil Export, agendado para outubro, em Brasília.