sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Fabrício Julião disse que sempre alertou sobre os problemas de comunicação enfrentados pelo setor de infraestrutura, mas que agora existe um diálogo integrado em todo o país (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Brasil Export

Brasil Export expande fronteiras em 2025 com eventos nacionais e missões internacionais

Atualizado em: 18 de outubro de 2024 às 0:55
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Cidades brasileiras, além de Paraguai, França e Espanha integram agenda que busca atrair investimentos e fortalecer infraestrutura brasileira

Brasília (DF), Recife (PE), Santos (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Teresina (PI), Rondonópolis (MT), Salvador (BA) e Belém (PA) são as cidades brasileiras que receberão o ciclo de fóruns do Grupo Brasil Export em 2025. O objetivo da iniciativa é ampliar o diálogo entre o setor privado e o poder público para promover o desenvolvimento do setor de logística e infraestrutura.

Além dos 10 destinos nacionais, o grupo realizará missões internacionais em Assunção, capital do Paraguai, além de França e Espanha, na Europa. O anúncio foi feito pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, durante a sessão solene do Fórum Brasil Export, realizado de 8 a 10 deste mês, em Brasília (DF).

“Sempre alertei que o setor de infraestrutura sofria com problemas para se comunicar. Mas agora passou a ter um diálogo integrado, de Norte a Sul”, afirmou Julião.

O presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Joel Julius, detalhou que, para 2025, estão sendo desenvolvidos modelos de missões mais específicas, com o objetivo de atrair investimentos e parcerias necessárias para o crescimento contínuo do Brasil.

“Temos a responsabilidade de trazer uma nova dinâmica, com mais organização e pragmatismo, para esse novo desafio”, disse Julius.

O presidente do Conselho Nacional, José Roberto Campos, garantiu que os membros do grupo continuarão a manter “o cuidado de transferir para todo o Brasil aquilo que acontece em qualquer porto e em qualquer obra de infraestrutura”. Campos disse ainda estar confiante de que “2025 será melhor do que 2024”.

O próximo calendário anual do Grupo Brasil Export terá início no dia 5 de fevereiro, com a tradicional festa de abertura do ciclo de fóruns, em Brasília.

A primeira edição estadual será o Pernambuco Export, na capital Recife (PE), nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Nos dias 13 e 14 de março, Santos será sede do Brasil Tech Export e do Santos Export. Além dos debates tradicionais com especialistas e autoridades do setor de infraestrutura, o evento promove a iniciativa de reunir o setor de tecnologia voltado para o desenvolvimento de ferramentas que aprimorem a integração logística nos principais modais de transporte.

Para abril, o itinerário do grupo inclui o Sudeste Export, do dia 1º ao dia 3, na cidade do Rio de Janeiro. Dentro da programação dessa edição será realizado o Latam Export, voltado para o desenvolvimento e compartilhamento de relações entre portos brasileiros e complexos da América Latina. O conselho desse novo fórum é liderado pela diretora-executiva da Associação Internacional de Desenvolvimento Portuário, Raquel Kibrit. Ela, inclusive, foi empossada durante o fórum Brasil Export.

Para os dias 28 e 29 do mesmo mês está marcado o Sul Export, em Porto Alegre (RS). A organização desse evento ficará a cargo de Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

Em maio será realizado o Tocantins Export, nos dias 15 e 16, em Palmas (TO), em conjunto com a Agrotins, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Nos dias 29 e 30, acontece o Nordeste Export em Teresina (PI).

No mês de junho, o Centro-Oeste Export vai ocorrer em Rondonópolis (MT), nos dias 26 e 27.

Segundo semestre

O Mercosul Export será realizado nos dias 17 e 18 de julho em Assunção, no Paraguai, após duas edições anteriores no Uruguai, como parte de um esforço para unir os países sul-americanos em torno da agenda de infraestrutura e logística.

Os dias 14 e 15 de agosto estão reservados para o Bahia Export, que vai acontecer novamente em Salvador (BA) após o sucesso da edição de 2024.

Para setembro, a Missão Internacional Brasil Export ocorrerá entre os dias 7 e 11, com visitas à França e Espanha. Nos dias 25 e 26 do mesmo mês, o Norte Export e o Sustenta Export acontecem em Belém (PA), buscando alinhar a infraestrutura da cidade para a COP 2030, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que também será realizada na capital paraense.

O calendário de 2025 será encerrado com o Fórum Nacional Brasil Export, agendado para outubro, em Brasília.

Compartilhe:
TAGS 2025 brasil export calendário