Instituto Social Brasil Export promoverá e auxiliará ações voltadas aos primeiros anos de vida das crianças com deficiência, afirmou o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião.
Nacional
Brasil Export lança instituto social nesta manhã
Entidade vai desenvolver e apoiar ações sociais voltadas principalmente para crianças e jovens com deficiência, atuando em todo o País
O Brasil Export, maior fórum de debates sobre portos, transportes e infraestrutura do País, passará a promover e a apoiar ações sociais, especialmente programas voltados a crianças e adolescentes com deficiência. Essas iniciativas serão coordenadas pelo Instituto Social Brasil Export (Isbe), que será fundado hoje, dia 6, às 11 horas, em evento na sede da Associação Comercial de Santos (ACS), em Santos (SP). A cerimônia reunirá autoridades e lideranças empresariais apoiadoras da iniciativa.
O instituto vai trabalhar tanto no desenvolvimento de projetos sociais como apoiará programas de outras entidades. E atuará em todas as regiões do País, como o próprio Brasil Export faz a partir de seus fóruns regionais, explicou o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, que idealizou o Isbe junto com sua esposa, Fabíola de Souza, que presidirá a entidade.
De acordo com Julião, o Instituto Social Brasil Export terá como um de seus focos ações voltadas a crianças com deficiência nos primeiros anos de vida, na denominada “fase de ouro”, quando uma maior realização de terapias pode ajudar em um maior desenvolvimento. Também reforçará a importância do atendimento familiar e a inserção das pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, principalmente no portuário e logístico.
“O instituto irá atuar tanto nos anos iniciais do desenvolvimento infantil como no preparo desses jovens, agora no fim da adolescência, para que conquistem suas vagas no mercado profissional. E as próprias empresas interessadas nessas contratações terão o instituto como uma referência”, explicou Fabrício Julião.
“Nossa missão será criar um mundo em que negócios são agentes de transformação social positiva. O objetivo é fortalecer o ecossistema de negócios de impacto e inspirar as pessoas e empresas a fazerem parte dessa transformação”, destacou o empresário.
Parte de sua estratégia de atuação, o Instituto Social Brasil Export e o Brasil Export também vão promover, anualmente, um fórum de debates sobre políticas públicas de inclusão às PCD e projetos sociais destinados a esse público. A primeira edição ocorrerá no próximo ano, em Brasília.
Projeto
O primeiro projeto apoiado pelo Isbe será o Porto para o Futuro, desenvolvido pelo Instituto Amigu e pelo Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) de Santos. A iniciativa é uma ação de inclusão sociodigital na região de Santos (SP), voltada a jovens de famílias de baixa renda.
Sem fins lucrativos, o Instituto Social Brasil Export será mantido pelo Brasil Export e as demais empresas do grupo, além de parceiros.