Dentro da programação, o grupo vencedor do Brasil Hack Export conhecerá o PIER71, principal ecossistema de inovação de Singapura focado no setor marítimoCrédito: Reprodução/Instagram/PIER71
Singapura
Brasil Export lançará novo fórum internacional, o Singapura Export
Evento ocorrerá no país asiático, na próxima quinta-feira, durante missão técnica. Na comitiva, estão autoridades brasileiras, empresários e integrantes do grupo vencedor do Brasil Hack Export
O Brasil Export, principal fórum de debates sobre logística, transportes e infraestrutura do País, ganhará uma nova edição internacional. Trata-se do Singapura Export, que será realizado na ilha-nação asiática em novembro deste ano. O evento será lançado na próxima quinta-feira, dia 27, na Embaixada do Brasil em Singapura, como parte da Missão Portuária – Brasil Export 2023, que começa nessa segunda-feira, dia 24, e prossegue até sexta-feira dia 28.
Na comitiva que participa da missão, estão autoridades como os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Felipe Queiroz e Lucas Asfor; o presidente da Companhia Docas da Paraíba (CDP), Ricardo Barbosa; e o secretário de Governo da Prefeitura de Santos (SP), Fábio Ferraz; além de empresários, do CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, e de integrantes do grupo que venceu o Brasil Hack Export, maratona tecnológica promovida pelo grupo Brasil Export em 2020.
Segundo Fabrício Julião, a criação do Singapura Export é mais um passo na internacionalização do Brasil Export, que já conta com dois eventos realizados em solo estrangeiro: o Portugal Export, lançado no ano passado, em Sines e Lisboa, e o Mercosul Export, que fará sua estreia no próximo semestre, no Uruguai.
“O movimento Brasil Export tem como um de seus principais objetivos fomentar o desenvolvimento dos setores de transportes e de infraestrutura brasileiros. Então faz todo o sentido estarmos em Singapura, país que é referência em gestão e avanços tecnológicos portuários”, afirmou Julião.
O fórum asiático contará com um conselho consultivo, presidido pelo executivo Joel Julius.
Brasil Hack Export
A missão portuária terá a participação do grupo vencedor do Brasil Hack Export em 2020. A viagem faz parte da premiação oferecida aos campeões do evento, que não puderam viajar na época devido à pandemia de Covid-19. A competição foi organizada pelo Brasil Export em parceria com a Zero Treze Innovation Space e com a coordenação da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra).
A equipe vencedora é formada por Adriano Lima, Anderson Gregório, Daniel Pereira, Iago Santos, José Henrique Brandão e Sérgio Cutrim.
A ida ao país asiático foi programada para ocorrer na mesma data da Singapore Maritime Week (SMW), um dos encontros mais importantes do mundo para o segmento portuário. O evento reúne anualmente a comunidade marítima internacional para promover debates relacionados a temas importantes que permeiam a atividade, e é impulsionado pela Autoridade Marítima e Portuária (MPA) do Porto de Singapura, em colaboração com as partes interessadas do setor e instituições de pesquisa e educação.
Joel Julius, presidente do Conselho do Singapura Export, é o responsável por levar a delegação para a SMW e para as visitas agendadas nas mais modernas instalações portuárias do país.
Dentro da programação, o grupo conhecerá o PIER71, principal ecossistema de inovação de Singapura focado no setor marítimo. Seus membros fundadores – a MPA e a Universidade Nacional de Singapura (em inglês, National University of Singapore ou NUS) – estruturaram a organização para aproximar as descobertas acadêmicas do universo corporativo. É uma espécie de hub que reúne empresas de tecnologia do mundo todo focadas em impulsionar a transformação digital da indústria marítima.
Para Joel, a semana marítima é “o melhor momento para conduzir a missão Brasil Export 2023”. Isso porque “além das visitas técnicas, veremos de perto quais foram os últimos avanços na tecnologia marítima. Muito do que acontece no Porto de Singapura acaba sendo replicado aqui (no Brasil), então ter acesso a isso facilita a busca por parcerias e acordos de cooperação”, explica.
Em sua visão, a passagem do grupo pelo ecossistema de inovação do PIER71 deve ser um dos momentos mais importantes da viagem. “Ali se pensa em inovação aplicada ao setor produtivo da economia”, diz.
A visita ao Grupo PSA, principal operador portuário em Singapura, também foi destacado por Joel.
Comitiva
A delegação brasileira que participa dessa missão portuária também é composta por representantes da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) – o diretor executivo, Angelino Caputo, e a gerente de TI, Juliana Rodrigues -; e André Porto, Head of Innovation da empresa Wilson Sons.
PROGRAMAÇÃO
24 de Abril
09:00
PIER71: o principal ecossistema de inovação de Singapura focado no setor marítimo. Empresas singapurianas, assim com as internacionais, recebem o apoio para desenvolver seus projetos e apresentá-los durante os desafios lançados anualmente.
14:00
TCOMS: (Technology Center for Offshore and Marine) é uma parceria entre a Agência de Inovação de Singapura (A*Star) e a NUS (National University of Singapore). Com um centro de última geração para simulações de plataformas e navios em diversas realidades marítimas. São exemplos de suas funções gerar resultados para a previsibilidade das operações em ambientes complexos: hidrodinâmica, interações fluido-estrutura; além de ter a gestão sobre o Centro de Excelência para Embarcações Autônomas ou Operadas de forma Remota (CEAOPS).
16:00
Crimson Logic: Parte do Grupo PSA, Crimson Logic oferece soluções para a facilitação do comércio global, assim como projetos de e-judiciário e certificado de origem. A empresa está presente em 40 países com suas diversas plataformas digitais.
25 de Abril
09:00
Rocktree: líder mundial em soluções logísticas para o transporte marítimo de granéis sólidos. Especializada em Offshore Floating Terminals, a empresa conta com operações no Sudeste Asiático, África e Rússia.
25 e 26 de Abril
11:00
Sea-Asia: Feira voltada à inovação portuária com stands da PIER71, MPA (Maritime Port Authority), SMI (Singapore Maritime Institute) e diversas start-ups.
26 de Abril
14:00
PSA: Com 49.000 colaboradores e uma movimentação de 90 milhões de TEUs, o Grupo PSA é o principal operador portuário em Singapura e de crescente participação mundial com operações na Ásia, Europa e Américas. O principal objetivo é se manter na vanguarda do setor portuário com a duplicação da capacidade e redirecionamento do porto para a região oeste de Singapura.
17:00
Lançamento do I Singapura Export, na Embaixada do Brasil em Singapura.
27 de Abril
10:00
Meinhardt: Empresa de Planejamento e Engenharia. Com diversos projetos no setor portuário e clientes brasileiros, a empresa conta com 5,000 colaboradores e 55 escritórios no mundo.
14:00
MPA (Maritime Port Authority): Autoridade Portuária de Singapura. Com o objetivo de fomentar o sistema portuário de Singapura e suas aspirações globais. Principal centro de bunkering do mundo, Singapura busca também seguir com suas contribuições em inovação portuária e descarbonização.
17:00
Xinterra: Xinterra é uma empresa de Singapura com DNA brasileiro. Com o sócio-fundador Patrick Teyssonneyre, a empresa gera a aceleração de materiais para diversos usos industriais. São exemplos de suas soluções o uso de polímeros inteligentes para a indústria cosmética e maximização da condutividade elétrica através do material grafeno.