Especialistas discutiram durante o painel do fórum Brasil Export o uso do entretenimento e da mídia para simplificar temas complexos como ESG e sustentabilidade. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Brasil Export
Brasil Export propõe novas formas de comunicar sustentabilidade
Discussões abordam entretenimento, digitalização e podcasts como meios de aproximar a população dos investimentos em sustentabilidade no setor de infraestrutura
No setor de infraestrutura, especialmente no de logística e transportes, existe um desafio significativo em transmitir as informações de forma acessível ao público. Investimentos substanciais em sustentabilidade acabam não sendo compreendidos pela população devido à complexidade da linguagem técnica utilizada.
Durante o primeiro dia do Fórum Brasil Export, na terça-feira (8), especialistas e autoridades debateram como o uso da mídia e comunicação para aproximar essas informações do cotidiano das pessoas.
Francisco Brasileiro, produtor audiovisual e empreendedor em ESG (sigla em inglês para (Ambiental, Social e Governança), apresentou uma proposta inovadora: utilizar o entretenimento para aproximar a sustentabilidade e as práticas empresariais do cotidiano da população. Ele enfatizou a necessidade de uma abordagem acessível que traduza conceitos técnicos em linguagem prática.
Brasileiro sugeriu a criação de programas audiovisuais, como séries e realities, que mostrem como as práticas ESG são aplicadas no dia a dia pelo setor de infraestrutura. “A gente traz soluções práticas, replicáveis, de macro a micro. Se você vai trabalhar, tem que ter infraestrutura, mas demorou anos e anos para chegar a aquele resultado final”, afirmou.
“Mostrar, no dia a dia, o que pode ser replicado e como isso pode realmente impactar a vida do cidadão”, completou, destacando que a iniciativa pode também unir o setor público e privado em busca de soluções práticas para a sociedade, com colaborações e parcerias entre os entes.
O produtor sugeriu o uso de ferramentas como banco de dados e digitalização para acelerar processos, aumentar a transparência e interação com a audiência. “O planejamento tem que existir para que possamos agir agora”, disse Brasileiro, lembrando que experiências bem-sucedidas em outros países podem ser replicadas no Brasil.
O presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia, comentou sobre o lançamento do “Infracast”, o primeiro podcast do Brasil dedicado exclusivamente a temas de infraestrutura. “Quando pensamos no Planejamento Estratégico, elegemos 14 eixos temáticos e criamos comitês para isso”, destacou Povia.
“Temos primeiro o cuidado para falar do lado do governo: como observamos os novos contratos de concessão, os novos contratos de arrendamento e todo o cuidado que há em relação à questão de sustentabilidade”, finalizou Povia.
Conselho ESG
João Eduardo Amaral, presidente do Conselho ESG do Brasil Export, comentou sobre as ações do grupo em 2024. “Um novo olhar para a pauta da sustentabilidade nos nossos trabalhos vem representando o que aprendemos com pluralidade de pensamentos e experiências. Temos evoluído com novas iniciativas e promovido a educação para uma melhor compreensão sobre ESG no setor de infraestrutura, pontuou.
Amaral também abordou a edição do Sustenta Export realizada em Fernando de Noronha neste ano. “Discussões essenciais sobre o futuro sustentável do Brasil, conectando a infraestrutura às novas oportunidades. Estamos diante de um momento importante, especialmente com a COP de 2030 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) em Belém, onde todas as atenções estão voltadas para o nosso país”, completou.
O ator e embaixador de sustentabilidade do Brasil Export, Mateus Solano, enviou uma mensagem de vídeo durante o Fórum. “O entretenimento conecta, educa e inspira a sociedade. Quando trabalhamos juntos, geramos mudanças reais”, disse Solano.
O painel “Investimentos e ações pioneiras para a criação de uma cultura de sustentabilidade no ambiente da infraestrutura” foi moderado pela jornalista da Rede BE News, Núria Bianco. Também participaram do debate Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, e Roberto Oliva, presidente do Conselho Deliberativo da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários).
O Brasil Export 2024 é uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.