Fabrício Julião: “Estamos iniciando um marco importante para o Brasil Export, que é a criação de um fórum contínuo para abordar questões que são fundamentais para o futuro” (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sustenta Export
Brasil Export reforça compromisso de estimular o debate sobre ESG e inclusão
CEO do grupo e presidentes de conselhos falaram sobre a importância de se discutir esses e outros temas
O fórum Sustenta Export, realizado entre 27 e 29 de agosto, em Fernando de Noronha (PE), destacou a crescente importância das questões ESG (Ambiental, Social e de Governança) no setor de infraestrutura. Fabrício Guimarães Julião, CEO do Grupo Brasil Export, abriu o fórum ressaltando a necessidade de se criar um espaço permanente para discutir temas cruciais como sustentabilidade e inclusão.
“Estamos iniciando um marco importante para o Brasil Export, que é a criação de um fórum contínuo para abordar questões que são fundamentais para o futuro. O objetivo é debater temas como sustentabilidade e inclusão com a frequência e seriedade que merecem”, declarou.
Julião também abordou a questão da educação e a necessidade de uma abordagem prática, afirmando que “este é apenas o início”. “Devemos sair daqui com novas propostas e uma grande responsabilidade. Chegou o momento de transformar discursos em ações efetivas”.
Gilmara Temóteo, presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, ressaltou a importância da maior participação de mulheres no desenvolvimento de projetos do setor de infraestrutura.
“A participação da vice-prefeita do Recife (PE), Isabella de Roldão, e de outras mulheres é um marco significativo para o avanço das práticas responsáveis. “Precisamos garantir que a sustentabilidade e a inclusão sejam integradas de forma significativa”, disse Gilmara. Ela enfatizou que o fórum visa gerar ideias que podem ser aplicadas imediatamente.
João Eduardo Amaral, presidente do Conselho ESG do Brasil Export, concluiu com um chamado para a integração das questões discutidas no fórum para o cotidiano da população.
“É essencial que a sustentabilidade e a diversidade se tornem partes inseparáveis das operações diárias. O Sustenta Export em Fernando de Noronha deve ser o início de uma mudança mais ampla”, afirmou Amaral. Segundo ele, a intenção é que o evento sirva como um modelo para outros Estados, promovendo uma integração efetiva de práticas ESG no setor de infraestrutura.
O Sustenta Export foi uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.