O acidente, envolvendo um avião fabricado no Brasil e operado pela Azerbaijan Airlines, resultou na morte de 38 pessoas. No total, havia 67 ocupantes, incluindo cinco tripulantes (Foto: Divulgação/Ministério das Emergências do Cazaquistão)
Nacional
Brasil inicia análise de caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão
Trabalho conduzido pelo Cenipa, em Brasília, busca esclarecer causas do acidente com o Embraer 190 que deixou 38 mortos
O Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou na quinta-feira (2) a análise das caixas-pretas do Embraer 190, matrícula 4k-AZ65, que caiu no último dia 25 em Aktau, no Cazaquistão. O acidente, envolvendo uma aeronave fabricada no Brasil e operada pela Azerbaijan Airlines, resultou na morte de 38 pessoas. No total, havia 67 ocupantes, incluindo cinco tripulantes.
A aeronave partiu de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia, mas não concluiu o percurso. As caixas-pretas, que registram dados técnicos e comunicações da cabine, são essenciais para esclarecer as causas da tragédia. De acordo com a Aeronáutica, a “extração, aquisição e validação dos dados contidos nos gravadores de voo ocorrerão no menor prazo possível”. Todo o trabalho está sendo realizado no laboratório do Cenipa, em Brasília (DF), referência em análise de acidentes aeronáuticos.
A análise das caixas-pretas conta com a participação de três investigadores do Cazaquistão, além de técnicos do Azerbaijão e da Rússia, que foram convidados a acompanhar o processo. Embora a investigação esteja sendo conduzida no Brasil, o relatório final será de responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, país que lidera o caso.
“De exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão” será a publicação das conclusões da investigação, conforme esclareceu a FAB. Essa colaboração entre países reforça a transparência e a troca de expertise em casos de acidentes aeronáuticos internacionais.
Nesta semana, o Cenipa destacou o reconhecimento global de suas práticas investigativas. O órgão é referência internacional em tecnologia de animação em realidade virtual tridimensional (3D), que permite recriar voos com alta precisão.
“O domínio de tecnologias de animação em realidade virtual em três dimensões (3D), com visualização completa do voo, permite aos investigadores compreender com maior acuracidade vários parâmetros como a trajetória da aeronave, velocidade, altitude, funcionamento de sistemas e da atuação dos comandos de voo”, explicou a Aeronáutica.
Possíveis causas
Informações preliminares, divulgadas por agências internacionais, indicam que a aeronave teria desviado de sua rota planejada antes de cair. A queda ocorreu no lado oposto ao Mar Cáspio, e há suspeitas de que o jato possa ter sido atingido por defesas antiaéreas russas.
Na região, forças russas estavam em operação para interceptar drones ucranianos, o que levanta a possibilidade de um incidente envolvendo as defesas antiaéreas. No entanto, essas alegações ainda precisam ser confirmadas pelos dados das caixas-pretas e pelas investigações em andamento.
Os resultados da investigação serão divulgados após a conclusão dos trabalhos, sob a coordenação da autoridade cazaque.