Segundo o Governo Federal, essa é a 308ª nova oportunidade de negócios aberta desde 2023 (Foto: Divulgação/Mapa)
Mercosul
Brasil inicia exportação de plantas ornamentais para a Colômbia
Novo mercado amplia as 308 oportunidades comerciais abertas desde 2023 e reforça parceria bilateral
Os ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Exteriores anunciaram na terça-feira (21) que o Brasil recebeu autorização do governo da Colômbia para exportar plantas ornamentais da espécie Tillandsia. Segundo as pastas, essa é a 308ª nova oportunidade de negócios aberta desde 2023.
Dados do Governo Federal indicam que, no ano passado, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Colômbia totalizaram mais de US$ 863 milhões, destacando-se os produtos florestais e os do complexo sucroalcooleiro.
O Brasil ocupa a terceira posição entre os principais fornecedores de insumos para a Colômbia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o comércio com o país sul-americano teve um crescimento médio anual de 4,1% entre 2013 e 2023, sendo que, no último ano da análise, os negócios entre as duas nações superaram a marca de R$ 6 bilhões.
Entre os principais produtos brasileiros vendidos para o país estão máquinas, automóveis, ferro, aço, produtos químicos, plásticos, cereais, borracha, açúcar e alumínio. Já as exportações colombianas para o Brasil abarcam combustíveis, plásticos, borracha, gorduras, ferro, vidro, químicos, papel, máquinas elétricas e cerâmicas.
Anteriormente, a União já havia divulgado a abertura do mercado colombiano para farinha e óleo de peixe, além de sementes forrageiras.