A comitiva brasileira viajou ao país após participar de um evento do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Costa Rica. Foto: Divulgação/MAPA
Comércio exterior
Brasil negocia novos produtos para exportar à Guatemala
Comitiva brasileira viajou ao país centro-americano após participar de um evento do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Costa Rica
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil está em tratativas com o governo da Guatemala para expandir o comércio de carne de aves, material genético avícola, ovos, pele suína desidratada, produtos lácteos e pescados. A informação foi divulgada pelo órgão nesta segunda-feira (29).
A comitiva brasileira viajou ao país após participar de um evento do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Costa Rica. Durante a visita, a delegação do Brasil se reuniu com a vice-ministra de Sanidade Agropecuária da Guatemala, Marissa Eugenia Montepeque.
Segundo a pasta, Montepeque mostrou-se receptiva e comprometeu-se a agilizar as avaliações técnicas necessárias, com o objetivo de abrir o mercado guatemalteco aos produtos brasileiros.
Em 2023, a Guatemala importou cerca de 150 mil toneladas de carne de frango, posicionando-se como um dos principais mercados globais para proteínas. O Brasil é líder mundial na exportação de carne de frango e ocupa a quarta posição na exportação de carne suína, mas ainda existem novas oportunidades a serem exploradas.
Os representantes do Brasil também se encontraram com a Câmara Guatemalteca de Alimentos e Bebidas (CGAB) para expandir os interesses comerciais.
“Esses esforços conjuntos resultarão em um aumento considerável nas exportações brasileiras para a Guatemala, diversificando nossa oferta de produtos e fortalecendo nossa parceria econômica”, afirmou Roberto Perosa, secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Costa Rica
Durante a 44ª reunião do comitê executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizada na Costa Rica, especialistas e líderes do setor agropecuário das Américas debateram o desenvolvimento e a cooperação regional.
O IICA promove a cooperação entre os 34 países membros das Américas, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável e a inovação na agricultura. Pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, estiveram presentes Roberto Perosa e Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.
No evento, Perosa salientou que o comércio entre os países membros da instituição está abaixo do potencial e que é essencial reduzir barreiras e restrições para maximizar as capacidades regionais.
As prioridades do Brasil no G20 também foram abordadas, com foco em práticas sustentáveis, inovação tecnológica e parcerias internacionais para assegurar a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico na região.