
Ministro Renan Filho, durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025, nesta quarta-feira (5). Foto: Márcio Ferreira/MT
Rodovias
Brasil vai destinar R$ 4,5 bi em 2025 para fortalecer logística agrícola
Principais obras estarão concentradas em estradas de dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste
O Brasil vai destinar R$ 4,5 bilhões neste ano para fortalecer a logística agrícola, por meio de obras em rodovias que fazem parte de corredores de escoamento, segundo Renan Filho, ministro dos Transportes. Ele falou sobre o assunto nesta quarta-feira (5), durante o lançamento do Plano Safra 2025, em Brasília. Os ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participaram do evento.
As principais obras estarão concentradas em estradas de dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para a logística do agronegócio brasileiro. Os trabalhos de recuperação e melhorias dessas vias estão integradas ao Novo PAC.
“O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou toda ser deslocada”, comentou o ministro dos Transportes.
Em 2024, a pasta investiu R$3,6 bilhões em melhorias nas rotas por onde passaram cerca de 298 milhões de toneladas de alimentos como arroz, feijão, soja e milho. Em 2022, último ano do governo anterior, o investimento foi de R$1,98 bilhão.
“O Brasil cresce em exportação porque tem infraestrutura de qualidade. E esse é um desafio nosso, porque a safra vai aumentar ainda mais”, afirmou Renan. Neste ano novos recordes podem ser batidos: a estimativa é de que a produção cresça 8,3%, alcançando um total de 322,47 milhões de toneladas de grãos.

Foto: Márcio Ferreira/MT
Corredores logísticos
As rodovias que compõem o chamado Arco Norte receberão um reforço nos investimentos, que saltarão de R$2 bilhões para R$2,6 bilhões. Esses recursos serão destinados à melhoria da malha rodoviária e à conclusão de obras estruturantes.
“No governo anterior, apenas 52% das rodovias do Arco Norte eram consideradas boas, mas desde 2023, com investimento do Governo Federal, esse cenário vem mudando: agora são 83% em boas condições e apenas 3% em estado crítico. Isso reflete o avanço na qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira”, detalhou Renan Filho.
Em 2024 obras foram concluídas no Arco Norte, como a pavimentação da BR-226/MA (Baú – Timon) e da BR-235/BA (Remanso – Campo Alegre de Lourdes).
Para este ano outras entregas estão previstas, como, por exemplo:
•Início das operações da Transnordestina (Bela Vista/PI – Iguatu/CE)
•Travessia Urbana de Jaru, na BR-364/RO
•Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, na BR-226/TO/MA
•Pavimentação Cocos – Div. BA/MG na BR-135/BA
•Ponte de Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA na BR-153/TO/PA
“Esse ano a Transnordestina vai começar a movimentar carga. No governo anterior foram 4 anos com obras paradas, mas em 2025 vai começar a transportar principalmente milho, entre o Piauí e o Ceará”, comemorou o ministro dos Transportes.
Corredor Sul/ Sudeste
Para o Corredor Sul/Sudeste, será destinado R$1,9 bilhão para a melhoria do sistema viário. Entre as principais entregas, destacam-se:
•Implantação de 9 Viadutos/Interseções na Rumo Malha Paulista e MRS
•Acesso ao Porto de Capuaba na BR-447/ES
•Duplicação de 87 km entre Cuiabá e Sinop na BR-163/MT
•Duplicação entre Navegantes e Gaspar na BR-470/SC
•Duplicação de 46 km entre Soledade e Lajeado na BR-386/RS
Leilões
Para fortalecer a infraestrutura de escoamento, o Ministério dos Transportes planeja realizar nove leilões em 2025, focados em corredores rodoviários estratégicos, totalizando 5.517 quilômetros de melhorias e um investimento estimado em R$91,4 bilhões. Além disso, está prevista a concessão de 1.708 quilômetros de ferrovia, com investimentos de R$99,7 bilhões, ampliando a competitividade do transporte de cargas no país.
“O Brasil realizou pouquíssimos leilões ferroviários nos últimos 40 anos e, neste ano, enfrentaremos o desafio de realizar um leilão de ferrovias e aumentaremos a participação do modal ferroviário no país. O Brasil está crescendo e estamos prontos”, concluiu Renan Filho.