sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Ônibus elétricos, modelo D9W, da BYD, que circulam em Curitiba (Foto: divulgação)

Região Norte

BYD anuncia novos investimentos no Polo Industrial de Manaus

23 de outubro de 2024 às 15:39
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Chinesa vai iniciar produção de blades, nova geração de módulos de baterias destinada à fabricação de ônibus elétricos

A BYD Indústria de Baterias Ltda., uma das maiores fabricantes de veículos elétricos e tecnologia de energia solar no Brasil, vai produzir uma linha de blades, nova geração de módulos de baterias, que será destinada à fabricação de ônibus elétricos no Brasil. A linha de produção será no Polo Industrial de Manaus (PIM). O anúncio foi feito durante reunião realizada na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). 

Além dessa ampliação, a BYD anunciou uma nova linha de produção de barramentos, que atenderá tanto as fábricas da Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto as localizadas em São Paulo e na nova unidade da empresa na Bahia, onde são produzidos veículos leves elétricos. A empresa, que se instalou na ZFM em 2019 e iniciou a produção em 2020, já opera com módulos elétricos para ônibus.

A expansão da planta da BYD deve gerar impacto positivo no mercado de trabalho local, com a criação de 75 a 90 novos postos, segundo a responsável tributária da planta, Liza Ribeiro. Apesar da automação da fábrica, a ampliação promete novas oportunidades. “Nossa fábrica é totalmente automatizada, mas vai gerar sim novos empregos”, afirmou ela.

Durante o encontro, o superintendente do Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou o impacto positivo dos novos investimentos para o PIM e destacou o compromisso da BYD com a sustentabilidade ambiental. “A BYD traz para Manaus o que há de mais moderno no segmento de eletrificação no Brasil, o que trará benefício direto à população, principalmente porque também corrobora com a descarbonização da mobilidade no País”, disse ele.

Importância

Em março deste ano, os representantes da empresa já haviam estado na Suframa e, na ocasião, expressaram reconhecimento pelo apoio da Autarquia no processo de tramitação e fixação do Processo Produtivo Básico (PPB) do Módulo de Bateria para Ônibus Elétrico, aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrantes do Grupo Técnico Interministerial (GT-PPB) que analisa a criação e alteração de PPBs para a indústria brasileira.

“O PPB que tínhamos nos limitava muito, pois nós precisávamos ter mais segurança. Entramos com o pedido e hoje o nosso novo PPB está com a especificação, fabricação de módulos elétricos de asfaltos voltados para ônibus; totalmente destinado à produção de ônibus”, concluiu Liza Ribeiro.

 

Compartilhe:
TAGS byd eletrificação energia limpa sustentabilidade veículos elétricos Zona Franca de Manaus