Durante o evento, Tyler Li, presidente da BYD Brasil, demonstrou estar empolgado com os benefícios que o novo empreendimento pode proporcionar à economia. Foto: Matheus Landim/GOV BA
Região Nordeste
BYD inicia obras de complexo fabril na Bahia
O novo empreendimento vai ser onde anteriormente estava localizado o complexo industrial da Ford.
A montadora chinesa BYD iniciou, nesta terça-feira, 05, a construção de sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia. O novo empreendimento vai ser onde anteriormente estava localizado o complexo industrial da Ford. A cerimônia de abertura das obras contou com a presença de autoridades, incluindo o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e executivos da empresa.
Na primeira etapa do projeto, está prevista a construção de 26 estruturas, incluindo galpões de produção e pistas de testes. Adicionalmente, as instalações antigas serão designadas para fornecedores envolvidos na fabricação de componentes e peças dos veículos. A montadora afirmou que a empresa vai investir mais de R$3 bilhões no complexo, que terá três unidades e ocupará 1 milhão de m².
A BYD fechou negócio com o Governo da Bahia, desembolsando mais de R$2,8 milhões pelo terreno. A expectativa é que a produção na nova fábrica tenha início entre o final de 2024 e o início de 2025, com a geração de 5 mil empregos.
Durante o evento, Tyler Li, presidente da BYD Brasil, demonstrou estar empolgado com os benefícios que o novo empreendimento pode proporcionar à economia. “Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Estamos comprometidos em operar de maneira responsável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade”, disse.
A fábrica de Camaçari também será um centro de mobilidade elétrica para a América Latina, com planos de montar ônibus, caminhões e baterias no futuro. A BYD planeja expandir sua linha de modelos no Brasil, e tem como meta vender mais de 100.000 veículos no país até o final de 2024.