A cerimônia de lançamento simbólico da pedra fundamental das novas fábricas da BYD aconteceu em Camaçari e contou com a presença de diversas autoridades Crédito: Divulgação/BYD
Nacional
BYD instala as primeiras fábricas de carros elétricos
Previsão inicial é de 150 mil unidades por ano em 2024 e 300 mil a partir de 2025
A chinesa BYD assumiu na segunda-feira, dia 9, a antiga fábrica da Ford fechada em 2021, na cidade de Camaçari, na Bahia. A empresa vai investir inicialmente R$ 3 bilhões. O CEO e fundador da BYD, Wang Chuanfu, confirmou que inicialmente três modelos da marca serão fabricados no Brasil: o híbrido flex Song e os elétricos Dolphin e Yuan, além de ônibus e caminhões.
A cerimônia de lançamento simbólico da pedra fundamental aconteceu em Camaçari e contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O início da produção está previsto para 2024. A previsão inicial de automóveis é de 150 mil unidades ao ano. A partir de 2025 a meta deverá ser ampliada para 300 mil unidades. A expectativa é que os investimentos gerem cerca de 5 mil empregos inicialmente.
Também será instalado na capital Salvador um centro de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.
“Já estamos trabalhando duro para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in (recarregáveis na tomada), a combinação de etanol e energia elétrica […] duas fontes de energia limpa para levar o Brasil em direção a um futuro mais verde”, afirmou Chuanfu.
Para Alckmin, duas ações específicas do governo estimulam os segmentos industriais a investirem no Brasil: o novo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis), que incluiu as placas fotovoltaicas nos benefícios oferecidos à volta do Regime Especial da Indústria Química (Reiq).
“Esta é a nova industrialização, é a neoindustrialização que o presidente Lula lançou, baseada na inovação e na sustentabilidade [..] E o Brasil é o segundo receptor de investimentos estrangeiros diretos do mundo”, afirmou Alckmin.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a isenção do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) para carros totalmente elétricos de até R$ 300 mil na Bahia. “Para alguns é a oportunidade de ter um carro elétrico. Para os ambientalistas, de termos a oportunidade de descarbonizarmos a economia. Mas, para muitos, simboliza a oportunidade de emprego e geração de renda”, afirmou o governador.
Wang Chuanfu, também afirmou que o objetivo da empresa é aproveitar a inovação tecnológica para melhorar a vida de todos. “O Brasil é um mercado com grande potencial e vai ser referência para o mundo”, declarou Chuanfu.
A BYD é líder mundial na fabricação e vendas de veículos elétricos. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e citados pela empresa chinesa, a BYD vendeu em setembro 2.137 carros, na liderança de veículos eletrificados do país, à frente das 1.741 unidades da Toyota e das 1.307 da Great Wall Motors (GWM).