Acidente
Caça da FAB cai no RN; piloto se salva ao se ejetar do avião
Aeronave F-5M se acidentou durante um voo de treinamento para o Cruzex
Um caça da Força Aérea Brasileira caiu na Grande Natal na tarde desta terça-feira (22). O piloto não se feriu. De acordo com a FAB, ele conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB, levado para fazer uma tomografia e passa bem.
O avião caiu em Parnamirim, município da Grande Natal, em uma área de mata próxima a vários condomínios residenciais. Porém, o piloto teria conseguido direcionar a aeronave para uma região desabitada, segundo a FAB.
A aeronave F-5M caiu enquanto fazia um voo de treinamento chamado Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) – exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes. Entre os dias 3 e 15 de novembro, a Base Aérea de Natal recebe o evento.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes ” para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas”. A FAB informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).