O acordo entre a Caixa e a Prefeitura do Rio vai possibilitar o avanço do projeto de revitalização da região portuária da cidade conhecida como Porto MaravilhaCrédito: Divulgação/Porto Maravilha
Nacional
Caixa e prefeitura do Rio fecham acordo para avançar com o Porto
A Caixa Econômica Federal assinou um acordo nesta quinta-feira, dia 10, com a prefeitura do Rio de Janeiro que vai possibilitar o avanço do projeto de revitalização da região portuária da cidade conhecida como Porto Maravilha.
O acordo prevê que os títulos imobiliários adquiridos por um fundo da Caixa poderão ser utilizados para a construção de prédios no bairro São Cristóvão, próximo à área portuária.
A solenidade de assinatura do acordo aconteceu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, às obras do novo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa Tech) no Porto Maravilha.
O Impa Tech é uma organização social vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Ministério da Educação.
No acordo estão previstos a revitalização urbana, a preservação e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural da região portuária, a melhoria da qualidade de vida da população, a mobilidade urbana e a sustentabilidade ambiental e social. Os investimentos serão de R$ 5 bilhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“A proposta vai impulsionar os investimentos, o desenvolvimento da região e a conclusão das obras remanescentes”, disse a presidente da Caixa, Rita Serrano.