sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Obras da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), onde a companhia também irá construir uma ferrovia até a cidade de Inocência, no mesmo Estado (Crédito:Divulgação/Suzano)

Sustentabilidade

Caminhando para o centenário, Suzano investe em soluções logísticas sustentáveis

Atualizado em: 21 de janeiro de 2023 às 10:00
Bruno Merlin Enviar e-mail para o Autor

Empresa também aposta em inovações tecnológicas para se manter na liderança do mercado global de celulose de eucalipto

Empresa de destaque no território brasileiro, a Suzano completa 99 anos exalando juventude e disposição. Fundada em 22 de janeiro de 1924, lidera o mercado global de celulose de eucalipto, investe em soluções logísticas sustentáveis e enxerga na inovação o caminho para a longevidade. A empresa informa administrar a capacidade de produção de 10,9 milhões de toneladas de celulose anualmente, disponibilizando 1,3 milhão de toneladas de papéis a cerca de 35 mil clientes.

O escoamento de tão expressiva produção exige eficiência. Nesse sentido, obteve autorização do Governo Federal para a construção de dois novos trechos ferroviários. No último ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a companhia a construir 231 quilômetros de ferrovia ligando Ribas do Rio Pardo (onde a Suzano está construindo sua nova fábrica) a Inocência, além de um ramal ferroviário de 24,7 quilômetros no município de Três Lagoas. As três cidades fazem parte do estado de Mato Grosso do Sul, importante polo produtor de celulose.

 A implantação desses trechos tem como objetivo aperfeiçoar o transporte da produção até o Porto de Santos (SP), no qual a Suzano movimenta sua produção em um terminal gerido em parceria com a DP World. De acordo com a superintendente Institucional de Logística da empresa, Patricia Dutra Lascosque, os investimentos privados são imprescindíveis para a competitividade.

“Como empresa eminentemente exportadora, os desafios logísticos em um país que ainda carece de um sistema logístico mais eficiente são muitos. A fim de garantir a competitividade de nossos produtos no mercado internacional, a Suzano investe sistematicamente em ativos logísticos, com destaque para terminais intermodais no Mato Grosso do Sul e portuários na Bahia, no Espírito Santo, no Maranhão e em São Paulo”. Ela também destaca a gestão de frotas rodoviárias, barcaças oceânicas para cabotagem, vagões, locomotivas e embarcações, sempre buscando a excelência operacional.

 Entre as inovações tecnológicas estudadas pela empresa para aplicação nas operações portuárias estão leitura automática de fardos, spreader automático, sistema operacional inteligente, telemetria, caminhões autônomos e substituição dos combustíveis fósseis nos equipamentos rodantes e nas embarcações.

 Patricia destaca ser inegociável que todos esses ativos logísticos sejam socioambientalmente sustentáveis, com base em inovação tecnológica e estudo de combustíveis alternativos. “As pesquisas e o desenvolvimento de novos negócios que realizamos estão relacionados a um objetivo: ser uma produtora de soluções sustentáveis para o mundo. Acreditamos no eucalipto para ser a base disso e que nossos plantios podem gerar insumos renováveis para muitos outros negócios. Por isso, adotamos nossa bioestratégia, estudando soluções que envolvem a celulose e outros materiais vindos do eucalipto, que têm inúmeras possibilidades de aplicação”.

 A superintendente lista uma grande diversidade de produtos fabricados pela Suzano e destaca a celulose microfibrilada, utilizada em papel, tintas, cosméticos e tecidos; celulose nanocristalina, com aplicação em óleo e gás, adesivos, tintas e cosméticos; celulose solúvel e açúcares, usada na produção de fios têxteis e indústria química em geral; biocompósitos, voltados para uso em diversas indústrias, como automotiva, embalagens e bens de consumo.

“Nós plantamos e cultivamos árvores. Transformamos essa matéria-prima renovável em bioprodutos inovadores e sustentáveis. De insumos para indústrias dos mais diversos segmentos até produtos que fazem parte da rotina, estamos presentes na vida de mais de dois bilhões de pessoas. Olhe para o lado, estamos nas folhas do seu livro preferido, nos documentos importantes, na fralda que protege os bebês, no copo de café que não prejudica o meio ambiente, em papéis higiênicos e na comodidade do uso de uma embalagem sustentável”, comenta com entusiasmo.

Compartilhe:
TAGS logística sustentabilidade Suzano tecnologia