Por conta do acidente, abastecimento de água em Joinville foi interrompido e não tem previsão de normalidade (Foto: DIvulgação)
Região Sul
Caminhão tomba e produto químico vaza até rio virar espuma em SC; VÍDEO
Veículo transportava ácido sulfônico, que fez contato com rio responsável pelo abastecimento de água em Joinville
Um caminhão que carregava um produto químico capotou nesta segunda-feira (29) na rodovia SC-418, no trecho conhecido como Serra Dona Francisca, no município de Joinville, em Santa Catarina. Por conta do acidente, o produto que estava sendo transportado escorreu e chegou até o Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão.
Segundo informou a Polícia Militar Rodoviária Estadual, que atendeu a ocorrência, a carga transportada pelo caminhão tratava-se de ácido sulfônico ONU 2586. O produto é primariamente utilizado para produção de detergentes e produtos para limpeza em geral.
O acidente aconteceu no Km 16. Houve bloqueio parcial para atendimento da ocorrência.
Vídeos reproduzidos nas redes sociais mostraram o momento do acidente. Após capotar, o veículo chegou a pegar fogo. O motorista do veículo, de 59 anos, foi encaminhado para o Hospital Municipal São José com ferimentos pelo corpo. Ele está sob orientação médica e seu quadro de saúde é estável.
Desde que o produto químico teve contato com o Rio Seco, formou-se uma espuma branca que se direcionou até o Rio Cubatão, principal fonte de abastecimento de água do município de Joinville.
Em razão do acidente, A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação. A Prefeitura montou um gabinete de crise e decretou estado de emergência. O Governo do Estado está ciente da situação e está previsto uma visita do governador Jorginho Mello (PL) à Cidade.
Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico.
De acordo com a Administração Municipal, a captação de água do rio foi fechada às 10h, sendo que o produto chegou nas proximidades da estação apenas às 13h. A Prefeitura informou que não há previsão de normalização do abastecimento e orientou a população que economize água.