domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Profissionais integram as equipes de convés de um navio, responsáveis pela estiva, limpeza e manobra geral da embarcação. Crédito: Divulgação/Capitania Maranhão 

Região Nordeste

Capitania dos Portos do MA celebra formação de profissionais de convés

13 de dezembro de 2022 às 10:29
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Trinta concludentes foram habilitados para a função de moço de convés 

A Capitania dos Portos do Estado do Maranhão (CPMA) promoveu no início deste mês a entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro do Curso de Formação de Aquaviários Moço de Convés (CFAQ-MOC), realizado em São Luís, capital do Estado, no período de 15 de agosto a 30 de novembro de 2022. Trinta marítimos foram habilitados para a função. 

Este profissional faz parte da equipe de convés de um navio, que inclui os marítimos responsáveis pela navegação, estiva e a manobra geral da embarcação. Ele realiza a limpeza, a pintura e manutenção a bordo tanto de convés e camarotes, como de paióis, além de auxiliar em tarefas como execução de manobras, serviços de conservação e atendimento às demandas do comandante da embarcação.

Durante a cerimônia de formação, o Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Alexandre Roberto Januário, destacou que “para a Capitania é um dia especial, pois se encerra o Curso de Formação de Aquaviários Moço de Convés, cuja finalidade principal foi habilitar os profissionais do mar para desempenhar funções no nível de apoio, serviço de quarto de navegação, em embarcações na navegação costeira e mar aberto”. 

O capitão também ressaltou a importância das responsabilidades dos novos profissionais. “Agora que todos vocês estão habilitados e conscientes das responsabilidades para conduzir as embarcações com plena segurança, desejamos sorte e esperamos que encontrem sempre mares calmos e ventos brandos, soprando de popa”.

A solenidade foi presidida pela Tenente Fonteles, chefe do Departamento do Ensino Profissional Marítimo da CPMA. A mesa foi formada pelo professor José Guedes, Tamara Nubia Duarte e Valdina Borges (representando a Soamar-MA) e o Primeiro-Sargento Almeida. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a cerimônia continuou com a chamada nominal dos 30 novos aprovados no curso. 

Antes do encerramento do evento, foi feita a entrega de uma premiação especial aos alunos que se destacaram no curso.

 

 

Compartilhe:
TAGS