domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Promovido pelo Brasil Export, fórum teve a participação de mais de 170 pessoas

Mercosul Export

Carta destaca importância de redução de custos e burocracia

Atualizado em: 20 de setembro de 2023 às 13:31
BE News Enviar e-mail para o Autor

Documento reúne as principais conclusões do Mercosul Export, realizado na semana passada em Montevidéu, no Uruguai
A carta do Mercosul Export 2023 – documento que resume as principais conclusões do evento internacional do Brasil Export – destaca a importância de investimentos na infraestrutura de transportes e a redução dos custos logísticos e da burocracia nas operações de movimentação de cargas, para impulsionar as trocas comerciais entre os países do bloco econômico.

Essas questões foram debatidas durante a primeira edição do fórum, realizada entre os dias 11 e 13 deste mês, em Montevidéu, no Uruguai. O evento reuniu mais de 170 profissionais, entre agentes públicos e executivos dos setores brasileiro e uruguaio, para discutir a infraestrutura de transportes das duas nações e estratégias para o desenvolvimento de suas economias.

Produzida pela organização do evento, a carta do Mercosul Export recorda os debates ocorridos durante o fórum “para melhorar o desempenho das duas nações no comércio internacional, como o incremento da participação do transporte hidroviário, a criação de corredores logísticos, a redução da burocracia (especialmente no Brasil) e a adoção de políticas públicas de longo prazo”. E lembra de várias iniciativas recentes do Brasil para melhorar a infraestrutura de transportes utilizada na integração entre os dois países.
O documento enfatiza que essa primeira edição do fórum internacional foi “uma iniciativa de caráter único para o alinhamento de objetivos e para o valoroso propósito de integração”, apontando “fatores primordiais para a geração de emprego e renda em todo o Mercosul, podendo alavancar os índices de qualidade de vida em uma região que ainda tem muito a avançar”.

O Mercosul Export 2023 é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News. Confira a seguir a íntegra da carta.


Carta do Mercosul Export 2023

O Mercosul Export 2023 reuniu dirigentes do setor produtivo e agentes públicos brasileiros e uruguaios em Montevidéu, para discutir ações e obras prioritárias para melhorar a eficiência da movimentação de cargas na região, além de facilitar o comércio entre os dois países.

No total, foram 173 profissionais participando presencialmente das atividades. Além de participar dos debates e aprofundar relacionamentos, eles tiveram a oportunidade de visitar a sede da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o Porto de Montevidéu, o Terminal Cuenca del Plata, a Zonamérica (zona franca) e ver as operações logísticas da Costa Oriental, onde puderam visualizar as modernas movimentações de mercadorias de marcas como Philips, Casio, Renner, DuPont, Sony e muitas outras companhias que lideram seus segmentos de atuação.

Parte da delegação brasileira que participou do Mercosul Export 2023, em Montevidéu, também foi especialmente recepcionada no parlamento uruguaio, com a liderança da senadora e vice-presidente em exercício, Graciela Bianchi, além de ser agraciada por um pronunciamento especial da presidente em exercício, Beatriz Argimón, no encerramento do primeiro dia de atividades. Momentos que transpareceram o interesse das autoridades uruguaias em se aproximar das lideranças brasileiras.

Durante os debates técnicos foram levantados pontos cruciais para melhorar o desempenho das duas nações no comércio internacional, como o incremento da participação do transporte hidroviário, a criação de corredores logísticos, a redução da burocracia (especialmente no Brasil) e a adoção de políticas públicas de longo prazo.

É fundamental destacar que o Brasil iniciou vários projetos de infraestrutura em parceria com o Uruguai nos últimos meses, incluindo a binacionalização do aeroporto uruguaio de Rivera, o anúncio da construção de uma segunda ponte ligando os dois países sobre o Rio Jaguarão e o avanço do projeto de concessão da Hidrovia do Mercosul, facilitando o escoamento da produção do país sul-americano pelo porto brasileiro de Rio Grande. O fórum internacional, portanto, foi uma iniciativa de caráter único para o alinhamento de objetivos e para o valoroso propósito de integração.

Importante também chamar a atenção para a participação de parlamentares e presidentes de associações representativas no evento, atuando como facilitadores de relacionamentos e agentes imprescindíveis para o aumento da segurança jurídica. A profunda troca de conhecimentos técnicos e das respectivas máquinas públicas foi outro importante ganho com a realização do fórum.

Levamos em consideração que o desenvolvimento de infraestrutura para movimentação de cargas e pessoas e a redução dos custos logísticos são fatores primordiais para a geração de emprego e renda em todo o Mercosul, podendo alavancar os índices de qualidade de vida em uma região que ainda tem muito a avançar.

Em 2024, o Mercosul Export retornará ao Uruguai para dar sequência a essa agenda. Agradecemos a todas e todos que auxiliaram o Grupo Brasil Export e a Embaixada do Uruguai no Brasil a viabilizar este encontro, que já marcou história na relação entre os dois países.

 Parte da delegação brasileira que participou do Mercosul Export 2023, em Montevidéu, também foi especialmente recepcionada no parlamento uruguaio, com a liderança da senadora e vice-presidente em exercício, Graciela Bianchi.

`Foram levantados pontos cruciais para melhorar o desempenho das duas nações no comércio internacional, como o incremento da participação do transporte hidroviário, a criação de corredores logísticos, a redução da burocracia (especialmente no Brasil) e a adoção de políticas públicas de longo prazo.

É fundamental destacar que o Brasil iniciou vários projetos de infraestrutura em parceria com o Uruguai nos últimos meses

O fórum internacional, portanto, foi uma iniciativa de caráter único para o alinhamento de objetivos e para o valoroso propósito de integração.

A profunda troca de conhecimentos técnicos e das respectivas máquinas públicas foi outro importante ganho com a realização do fórum.

O desenvolvimento de infraestrutura para movimentação de cargas e pessoas e a redução dos custos logísticos são fatores primordiais para a geração de emprego e renda em todo o Mercosul.

Em 2024, o Mercosul Export retornará ao Uruguai para dar sequência a essa agenda.

Compartilhe:
TAGS Beatriz Argimón carta do Mercosul Export Montevidéu