Da esquerda para a direita, o líder do Governo no Senado, Jacques Wagner; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o ministro da Casa Civil, Rui CostaCrédito: Assecom/Casa Civil
Nacional
Casa Civil apresenta texto do PAC para cúpula do Congresso Nacional
Programa de Aceleração do Crescimento será lançado oficialmente nesta sexta-feira
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apresentaram na manhã de terça-feira, dia 8, o projeto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a cúpula do Congresso Nacional. O encontro aconteceu na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Jaques Wagner (PT/BA), líder do Governo no Senado, também esteve presente.
As autoridades saíram sem falar com a imprensa. O PAC 3 será lançado nesta sexta-feira (11) no Rio de Janeiro. Entre as principais obras do programa está a construção do túnel imerso Santos-Guarujá.
O novo PAC pode ter uma verba de R$ 60 bilhões para o setor de infraestrutura além de parcerias público-privadas, segundo o ministro Rui Costa.
“Nós temos como alicerce o viés da transição ecológica. Estamos promovendo o desenvolvimento com sustentabilidade. Este é o foco determinado desde o início pelo presidente Lula”, afirmou o ministro Rui Costa através de nota.
Segundo a Casa Civil, as obras que compõem o PAC foram definidas levando em consideração as prioridades apontadas por estados e ministérios, bem como novas iniciativas de obras estruturantes. Também foram incorporadas as obras que estavam paradas, as com andamento lento e as já em execução.
“Fizemos com cada governador pelo menos quatro reuniões para montar o conjunto de propostas contempladas dentro do Novo PAC, discutimos com cada ministério e inovamos ao trazer para o programa projetos alinhados com o que hoje o mundo está voltado – a transição ambiental”, informou Rui Costa.